O que é juntada de ofício no processo?

Perguntado por: evarela9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Significa que um documento, como um mandado, uma carta ou um telegrama, foi inserido no processo.

Esse ofício pode demorar mais de 2 meses para chegar até a pessoa, e pode demorar o mesmo tempo para retornar ao processo. Isso faz o processo "agarrar" um pouco, contribuindo para a demora da decisão do juiz. Porém, é um importante aliado para obtenção de provas e solução de dúvidas do juízo.

Petição é um documento escrito (texto) através do qual, o advogado - ou outro agente da justiça - se comunica com o juiz, geralmente tendo um pedido em seu contexto. Vale a pena salientar que petição pode ser qualquer documento.

A aceitação da solicitação de juntada poderá ser efetuada imediatamente ou no prazo de até 05 dias úteis. Este serviço é gratuito para o cidadão.

Atenciosamente é o fecho padrão em comunicações oficiais.

O ofício é uma correspondência. Nela, são veiculadas ordens, solicitações ou informações com o objetivo de atender a formalidades e produzir efeitos jurídicos. Assim, o documento representa a comunicação oficial do remetente para o destinatário, pois usa do canal escolhido pela lei ou pelas partes para esse fim.

Um ofício é um documento que, em geral, tem como objetivo solicitar, comunicar, reivindicar ou notificar de maneira formal sobre um determinado assunto. Esse tipo de documento costuma ser utilizado por locais que precisam ter um registro e controle das notificações enviadas, como as repartições públicas.

Por sua vez, o art. 33 do Código de Processo Penal autoriza que o Juiz, de ofício, nomeie curador especial ao ofendido menor de 18 anos, ou mentalmente enfermo, que não tiver representante legal ou se colidirem os interesses deste com os daquele. O curador especial terá a função de exercer o direito de queixa.

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.

Art. 544. Realizadas as diligências que, salvo motivo de força maior, deverão concluir-se dentro de vinte dias, serão os autos conclusos para julgamento.

Depois de “concluso para sentença”, o próximo passo é a prolação da sentença pelo juiz responsável pelo caso. A sentença pode ser favorável ou desfavorável ao réu, dependendo da análise das provas e das leis aplicáveis ao caso.

Os tipos de ofício mais utilizados são: ofício de comunicação, ofício de solicitação, ofício de patrocínio e ofício jurídico. O ofício apresenta a seguinte estrutura: cabeçalho, numeração do ofício e ano, local e data, corpo do texto, despedida e assinatura.

Ofício significa ocupação, emprego, função. É também uma atividade ligada a determinada profissão. Ex: Ensinar, é ofício do professor; tratar os doentes, é ofício do médico etc.

Realização de um ato processual pelo juiz, sem requerimento das partes.

Pergunta. O prazo médio de análise são 15 dias úteis, mas dependendo do caso pode ter maior duração.

Como acompanhar meus processos digitais
Para visualizar o conteúdo de documentos e solicitar a juntada de documentos a processos que não sejam do tipo Atendimento, você precisará acessar o e-CAC utilizando um certificado digital.

Se a solicitação for aceita, os documentos são incluídos e passarão a fazer parte do processo de forma definitiva. Os documentos rejeitados não serão entrarão no processo.

Além do "Ofício", é possível utilizar o documento "Despacho" para continuidade de ações administrativas, com conteúdo informativo ou de expediente, e decisórias, referentes a assuntos submetidos à apreciação de autoridade competente.

De acordo com o Código de Processo Civil do Brasil, o encaminhamento de um ofício judicial é geralmente de responsabilidade do servidor do poder judiciário, mais especificamente do cartório ou secretaria judicial competente.

O ofício é composto das seguintes partes: número de controle, local e data, vocativo, corpo, anexos, fecho, assinatura do signatário e identificação do destinatário.