O que é julgar pela aparência?

Perguntado por: umonteiro9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

São atitudes também reveladoras. De qualquer forma, fazer uma leitura do outro pela aparência conduz a uma espécie de mercantilização dos relacionamentos: o que vale é o ter em detrimento do ser. Importa-se com o que o outro tem, ou aparenta ter, sem dar a chance de conhecê-lo como ele é de fato.

Você pode julgar alguém positivamente também, quando você diz que uma pessoa é boa por causa de uma atitude ou por conta de sua boa aparência. O julgamento se faz quando verbalizamos a nossa análise cognitiva; análises e conclusões que temos em relação a alguém no nosso íntimo.

Opinar sobre uma roupa, um estilo, um argumento, uma foto ou até outra opinião são clássicos julgamentos que podemos observar em qualquer lugar, por exemplo. Sendo assim, julgar algo ou alguém é dar uma impressão, fazer um juízo de valor em cima de uma situação.

Significado de Aparência
substantivo feminino O que se mostra à primeira vista; exterioridade, aspecto: casa de bela aparência; é bom desconfiar das aparências. Aspecto exterior que se parece com; probabilidade, verossimilhança: o fato contradiz todas as aparências.

“Não julgueis e não sereis julgados”, diz taxativamente Jesus. “Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes” (Mt 7, 1-2).

"Nos evangelhos ele não é descrito fisicamente. Nem se era alto ou baixo, bem-apessoado ou forte. A única coisa que se diz é sua idade aproximada, cerca de 30 anos", comenta a historiadora neozelandesa Joan E.

A boa aparência é algo que vai muito além da vida pessoal, influenciando diretamente no seu sucesso profissional. Em especial em algumas profissões — como recepcionistas, vendedores de lojas, atores e modelos, por exemplo — a aparência física é algo extremamente importante.

Dependendo de como a pessoa se dirige a você, pode-se dizer que é um tipo de comportamento tóxico. A toxicidade da ação de alguém pode se manifestar em nós como uma substância realmente venenosa, que tira nossa alegria, nossa confiança, chegando a atingir nossa saúde mental.

A Bíblia diz que não devemos julgar pela aparência porque as aparências enganam. A aparência exterior nem sempre reflete o interior.

Tanto quanto possível, devemos julgar as situações em vez de julgar as pessoas. Sempre que possível, devemos abster-nos de fazer julgamentos até termos um conhecimento adequado dos fatos. E devemos sempre ser receptivos ao Espírito Santo, que pode orientar nossas decisões.

Samuel Machado - Quando você julga uma pessoa, isso não define quem ela seja, isso define quem você é.

Significado de Julgador
adjetivo Aquele que julga, que emite um juízo ou sentença; árbitro; juiz.

Quem muito julga, muito esconde. Quem muito condena, quer tirar de foco seus erros e apontar o dedo para os erros dos outros. A quantidade de pedras que você tem na mão, é proporcional ao tamanho da máscara que você usa. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Você se sente ressentido? Se sente-se ressentido, então você está julgando alguém. O discernimento é clareza objetiva, como em “isto não é para mim”, o julgamento está personalizando isso, como em “algo deve estar errado com você.”

A pessoa com transtorno dismórfico corporal acredita que ela tem uma ou mais imperfeições ou defeitos na aparência física, porém, esse defeito na realidade não existe ou é leve.

São atitudes também reveladoras. De qualquer forma, fazer uma leitura do outro pela aparência conduz a uma espécie de mercantilização dos relacionamentos: o que vale é o ter em detrimento do ser. Importa-se com o que o outro tem, ou aparenta ter, sem dar a chance de conhecê-lo como ele é de fato.

Não julgue nem crie sentimentos ou juízos precipitados em relação à pessoa do outro. Para ser bem claro: não façamos aquelas “reuniõezinhas” de fofoca, para conversarmos, porque, de repente, estamos falando mal da vida dos outros, julgando, analisando, criticando, “descendo a lenha” na vida de alguém.

"Julgar os outros nos ajuda a ter a sensação de segurança. É uma ação que usamos para controlar nossa vida e a situação ao nosso redor, às vezes inconscientemente. Uma vez que nos damos conta disso, podemos tomar atitudes para mudar." Julgar é algo natural — todos fazemos isso.