O que é jerked suíno?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Ideal para o dia a dia e também para receitas tradicionais, como a feijoada, o jerked suíno é uma carne curada apetitosa, feita a partir do pernil e da paleta suína.

É um produto pré-cozido a base de pernil ou lombo suíno, com baixa taxa de gordura, a carne suína é cortada em mantas para garantir um produto mais homogêneo.

Os cortes traseiros costumam ter menos gordura e uma carne mais macia. Cortes dianteiros são mais gordurosos e costumam ser mais saborosos.

Existem muitas razões para se consumir carne suína, não à toa, a proteína de suíno é a mais consumida em todo o mundo. Essa preferência se dá, principalmente, por ser rica em proteínas, vitaminas e minerais, além de ser uma das carnes mais suculentas disponíveis no mercado.

Semelhante a Carne Seca ou Charque, o Jerked Beef nada mais é do que uma “carne bovina salgada curada e dessecada”.

Para fazer isso, basta colocá-la em uma panela com bastante água, acrescentar 1 copo cheio de leite frio ou em temperatura ambiente e levar para ferver a fogo alto por aproximadamente 15 minutos. Passado esse tempo, é só escorrer a água, lavar a carne com uma outra água limpa e prepará-la normalmente.

O mais indicado é comprar a carne seca embalada a vácuo. Ela é feita de mais de um corte, portanto pode ser mais, ou menos, gordurosa – nós preferimos com menos gordura, que dá menos trabalho na hora de limpar. Testamos a da marca Vapza, já cozida e dessalgada.

O charque é definido como o produto cárneo obtido a partir de carne bovina, com adição de sal e submetido a um processo de dessecação. Por sua vez, o jerked beef é definido como o pro- duto cárneo obtido da carne bovina, acrescido de sal e agentes de cura, e também submetido a um processo de dessecação7.

No Brasil, a carne-seca também é chamada carne do Ceará, ceará, carne do sul, charque, carne-velha, jabá, iabá,carne de sol, sambamba e sumaca. São mantas de carne, em geral carne bovina, submetidas a processo de salga, e empilhadas em lugares secos, para desidratação e melhor conservação.

A Carne Seca de traseiro faz parte do músculo posterior, ou seja, uma carne magra que não necessita remoção de gordura. Por isso, tanto a Carne Seca traseiro ou Jerked Beef traseiro devem ser usados em sopas e cozidos.

O charque de hoje é feito com carne bovina, principalmente de vitela ou carne jovem, de cortes menos nobres, como acém ou músculo.

boi

Para a elaboração do charque é preciso, antes de tudo, optar por uma carne que tenha gordura. Os cortes utilizados geralmente são os menos nobres da parte dianteira do boi. Atualmente o charque também é feito com cortes nobres como alcatra e contrafilé.

Uma variação da carne-de-sol, é geralmente preparada com coxão duro, coxão mole e braço bovino.

Quando um animal é abatido, a circulação sanguínea pára e os músculos ficam contraídos numa condição chamada rigor mortis. Com o tempo, enzimas das próprias células começam a decompor as fibras de proteínas e o músculo volta a relaxar. Se a carne é refrigerada logo após o abate, ela fica dura.

jabá

A carne seca chama-se “jabá” (do tupi “yaba”, esconder-se), “carne do sertão”, “carne do Ceará” ou “carne do Sul”. Normalmente a carne seca é comercializada em mantas de carne, feita a partir de carne bovina, submetidas ao processo de salga, empilhadas em lugares secos para desidratação e melhor conservação.

6 E a lebre, porque remói, mas não tem os cascos fendidos; essa vos será imunda. 7 Também o porco, porque tem cascos fendidos, e a fenda dos cascos se divide em dois, mas não remói; esse vos será imundo. 8 Da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver; esses vos serão imundos.

Santa Catarina é o maior produtor e exportador de carne suína do Brasil.

O principal destino como podemos ver foi a China para a qual foram 42% do total das exportações, gerando uma receita de 619 milhões no ano. Hong Kong aparece como o segundo colocado como principais destinos do produto, aparecem Chile, Rússia e Argentina.

O Jerked beef (tradicionalmente traduzido como carne seca) é um produto assemelhado ao charque, classificado e aprovado pelo Ministério da Agricultura do Brasil como "carne bovina salgada, curada e dessecada". O termo inglês "jerky" é uma corruptela da palavra quíchua "charqui" (carne seca).

Estar por cima da carne-seca designa situação vantajosa, e o berço desta frase foi o próspero comércio da carne bem antes da chegada dos frigoríficos. Curiosamente, foi adotada uma palavra composta, carne-seca, e não charque, que quer dizer a mesma coisa.

Continuar lendo O que é charque suíno?