O que é jerimum no Nordeste?

Perguntado por: nnascimento . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

A abóbora moranga é um dos tipos mais populares e uma das mais vistosas. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, também é chamada de jerimum. É famosa na culinária pelo preparo do prato “camarão na moranga”.

No caso da palavra jerimum, tendo sua origem na palavra tupi iurumún, segue a regra da utilização do j em palavras de origem tupi, árabe e africana.

Abóbora é chamada de 'jerimum' em algumas partes do Nordeste
Apesar de a maior parte do Brasil usar a denominação abóbora, existem algumas parte do Nordeste que se referem a esse mesmo alimento como jerimum.

Linda, moranga, brasileirinha, tortei, japonesa (cabutiá), paulista, de Butternut, e de pescoço são algumas dessas espécies. A abóbora moranga é um dos tipos mais populares e uma das mais vistosas. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, também é chamada de jerimum.

Por ser rica em vitaminas, fibras e minerais (magnésio e potássio), auxilia bastante na prevenção de doenças do coração. Alguns dos benefícios para o sistema cardiovascular são manter a pressão arterial equilibrada, reduzir o colesterol e, consequentemente as chances de um derrame.

joc Diz-se de ou pessoa nascida na cidade de Natal (RN). INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Pl : papa-jerimuns .

Sim, jerimum é sinônimo de abóbora – e é escrito com J. Sua origem vem da palavra tupi yuru'mún – e assim como todas as palavras derivadas dos termos indígenas começadas com Y ou I, é grafado com J.

Boi com abóbora – Samba ruim, medíocre, de má qualidade.

A abóbora, também conhecida como moranga ou jerimum, é da família Cucurbitaceae, que compreende diversas espécies de haste rastejante, como melão, melancia, abobrinha e pepino.

a·bó·bo·ra ra. 1. Fruto da aboboreira. 2.

Mandioca é falado mais em Minas Gerais, São Paulo, no norte do Paraná, regiões Norte e Centro-oeste”, adianta. No Nordeste sobressai o uso da expressão macaxeira.

A macaxeira é o termo popular, utilizado principalmente no estado do Ceará, para designar uma espécie de mandioca mansa ou de mesa (a Manihot esculenta Crantz), destinada ao comércio in natura, conhecida também, como aipim, em outras regiões do Brasil.

A Abóbora Jerimum de Leite também é conhecida como Abóbora Sergipana ou Maranhão. É cultivada principalmente no Norte e Nordeste do Brasil. É muito saborosa e excelente para culinária. Pesam em média de 4 a 8 quilos.

laranja escuro

Abóbora é uma cor que representa a cor das abóboras, considerada uma variação de laranja escuro.

abóbora musquee

De origem francesa, a abóbora musquee é perfeita para fazer doce, pois seu sabor é adocicado e sua casca e polpa são muito macias.

Os filhos de Iansã, segundo as tradições das religiões afros, não comem a iguaria.

Em geral, a casca de abóbora é comestível, sendo uma fonte de vitamina A e fibras. No entanto, a sua categorização como “comestível” só indica que essa parte do alimento pode ser consumida sem nenhum perigo, e não se ela pode ser aproveitada como uma parte saborosa do alimento.

A abóbora apresenta um baixo índice glicêmico, o que beneficia a saúde de pessoas portadores de diabetes. O consumo da fruta ajuda a produzir insulina e as suas sementes contêm ômega-3, que também são benéficas para os diabéticos.

Jerimum é o nome que conhecemos da fruta que muitos chamam de abóbora, bastante conhecida nas festas de Halloween e utilizamos para muitas de nossas receitas tradicionais do Rio Grande do Norte.

Em 336 d.C., sabe-se que o imperador Constantino comemorou o primeiro Natal no Império Romano, o que demonstra que a tradição tinha ganhado influência a ponto de ser comemorada pelo próprio imperador.