O que é jejum japonês?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Tal método terapêutico tem origem no Japão e consiste em, basicamente, beber alguns copos d'água pela manhã, ao acordar, antes de ingerir qualquer alimentos. É possível que esse hábito, muito comum entre a população japonesa, seja responsável por melhorar a saúde.

Passo a passo

  1. Beber entre 3 ou 4 copos (160 ml cada) de água pela manhã, ainda em jejum;
  2. Aguardar 45 minutos até fazer o desjejum;
  3. Depois da refeição, esperar até duas horas antes de comer ou beber novamente.

Banana com água morna por si só não causa perda de peso real. No entanto, se esta bebida está substituindo uma bebida mais calórica, como café com açúcar ou suco de frutas, isso resulta em um déficit calórico. Então, ela pode ajudar a perder peso.

Além disso, a ingestão de calorias pode alterar os níveis de colesterol e triglicérides, deixando-os acima do desejado. Portanto, o jejum de 12 horas pode trazer a precisão necessária para a avaliação dessas substâncias.

Preciso ficar 12 horas em jejum para todos os exames? Não, isso só é preciso em dois exames: o de glicemia e o de colesterol e triglicérides. Nestes casos, as 12 horas são necessárias pois é o tempo que demora para o organismo metabolizar a glicose e a gordura.

Se trata de uma dieta rica em vegetais frescos, soja, peixes e frutos do mar que ajudam no bom funcionamento do intestino, eliminam o excesso de líquido do corpo e ajudam no controle da fome, promovendo o emagrecimento.

Chá-verde

1. Chá-verde. O chá-verde tem a fama de ser o chá para emagrecer preferido de muitas pessoas que querem perder peso. E não é por menos, ele tem um grande efeito diurético que ajuda a eliminar líquidos do corpo e ainda faz os rins funcionarem melhor.

Como emagrecer em 3 dias de forma saudável
Para perder peso e eliminar o excesso de líquido corporal em 3 dias, é importante priorizar o consumo de chás diuréticos, como chá-verde, chá de cavalinha e chá de hibisco, e alimentos diuréticos, como melancia, pepino, cenoura e limão, que ajudam a desinchar e perder barriga.

A ciência afirma: maçã ajuda a emagrecer
As fibras preenchem o estômago e dão maior sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer doces. Já a pectina atua na digestão, deixando o processo mais lento, o que também ajuda a não sentir fome, problema recorrente para quem quer perder peso.

Como a banana pode ajudar a emagrecer? A banana emagrece pois é uma das frutas menos calóricas de todas, com cerca de 92 calorias a cada 100 gramas. Por ser rica em fibras solúveis (em especial a pectina), aumenta a sensação de saciedade, colaborando com o sistema digestivo e diminuindo a compulsão alimentar.

Como fazer o jejum intermitente

  1. Pular o café da manhã e se alimentar das 12h (almoço) até às 20h (última refeição do dia). ...
  2. Jejuar de manhã e pela noite, concentrando as horas da janela alimentar no meio do dia.
  3. Tomar café da manhã, almoçar e depois começar o jejum.

Jejum de 7 dias: Riscos e porque não é indicado
Se for por curtos períodos, o jejum pode ajudar a reiniciar o metabolismo, mas é preciso ter cuidado. Assim, a prática do jejum, seja intermitente ou jejum de 7 dias, precisa ser feita com acompanhamento especializado para que não tenha efeitos negativos na saúde.

Sim. A água não quebra o jejum.

Depois do jejum, é importante priorizar alimentos ricos em fibra como frutas e vegetais frescos, cereais integrais, e de proteínas magras, como peixe branco e frango, que promovem o controle da fome e mantêm a massa muscular.

O período de jejum pode variar de 10 a 24 horas, podendo ser feito diariamente ou somente em alguns dias da semana. A definição desses parâmetros depende da adaptação e do histórico de saúde de cada paciente.

A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).