O que é isomeria de função?

Perguntado por: unovaes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

A isomeria de função, como o próprio nome diz, ocorre quando a diferença entre os isômeros está no grupo funcional a que eles pertencem.

A isomeria ocorre com compostos que possuem a mesma fórmula molecular, mas são moléculas diferentes, possuindo estrutura e propriedades químicas e físicas distintas. O éter metílico e o etanol são moléculas isômeras.

Existem cinco tipos de isomeria plana: função, posição, cadeia, compensação e tautomeria.

Isômeros constitucionais - isômeros cujos átomos têm uma conectividade diferente. b. Estereoisômeros - isômeros que têm a mesma conectividade, mas que diferem no arranjo de seus átomos no espaço.

Esse tipo de isomeria só ocorre com compostos que possuam elementos altamente negativos, como o oxigênio e o nitrogênio, ligados a um carbono que faz dupla ligação e a um hidrogênio. O elemento eletronegativo atrai os elétrons da dupla ligação, deslocando-a, formando outro composto pertencente à outra função.

A isomeria de função, como o próprio nome diz, ocorre quando a diferença entre os isômeros está no grupo funcional a que eles pertencem.

Existem diferentes tipos de isomeria:

  • Isomeria plana: Os compostos são identificados através das fórmulas estruturais planas. ...
  • Isomeria espacial: A estrutura molecular dos compostos apresenta diferentes estruturas espaciais.

A isomeria é um fenômeno muito comum na Química Orgânica e na Bioquímica, onde compostos de mesma fórmula molecular possuem fórmulas estruturais diferentes.

Existem dois tipos de isomeria, a plana ou constitucional e a espacial ou esteroisomeria.

Para calcular o número de isômeros possíveis, é necessário considerar a existência do carbono quiral. Para isso, precisamos considerar os ligantes fora do anel e considerar como ligantes as sequências no sentido horário e anti-horário do anel.

Para que ocorra isomeria óptica em compostos cíclicos, basta que haja um carbono com um centro assimétrico, que aparece quando esse elemento apresenta dois ligantes diferentes fora do ciclo e as sequências de ligantes ao longo do ciclo são diferentes entre si em cada direção.

Existem cinco tipos de isomeria constitucional, que são: de função, de cadeia, de posição, metameria e tautomeria. 1. Isomeria constitucional de função: a diferença entre os isômeros está no grupo funcional.

A isomeria é um fenômeno estudado dentro da química orgânica. Seu conceito é simples: ela ocorre entre compostos que possuem a mesma fórmula molecular, mas não são a mesma molécula. Ela pode ser divida em dois grandes grupos: isomeria plana e isomeria espacial.

Um tipo de isomeria plana ou constitucional é a isomeria de posição ou posicional. Ela ocorre quando temos dois compostos com a mesma fórmula molecular, mesmo grupo funcional e mesmo tipo de cadeia, mas que se diferenciam na posição da insaturação, do grupo funcional, do heteroátomo ou do radical substituinte.

Quando dizemos que compostos são isômeros significa que eles apresentam partes iguais, pois a palavra é a combinação de dois termos de origem grega: isos, quer dizer “mesmo”, e meros, que é “partes”. Os tipos de isômeros são divididos em dois grandes grupos: isomeria plana e isomeria espacial (estereoisomeria).

A isomeria pode ser plana ou espacial, a principal diferença entre elas é que na isomeria plana, o grupo dos compostos que compõem a categoria, possuem a fórmula estrutural plana. Já os compostos dos que fazem parte da Isomeria espacial, apresentam diferentes estruturas espaciais.

A isomeria geométrica ocorre em moléculas com mesma estrutura química, mas que se diferem quanto à orientação dos átomos no espaço. A ocorrência de isomeria geométrica forma moléculas diferentes, com idêntica fórmula molecular.

Há dois tipos de isomeria espacial: geométrica (cis-trans ou Z-E) e óptica.