O que é irrigar o solo?

Perguntado por: adinis4 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

A irrigação é uma técnica milenar que tem como finalidade disponibilizar água às plantas para que estas possam produzir de forma adequada.

A irrigação é mais do que molhar o solo. É calcular a quantidade de água necessária para determinada cultura e em qual momento do seu desenvolvimento deve ser aplicada no solo. É seguir o planejamento agrícola e aplicar de forma mais regular possível.

A irrigação tem por objetivo suprir as necessidades de água das culturas, para que possam crescer, desenvolver-se e produzir adequadamente. Constitui-se em uma atividade imprescindível para qualquer tipo de exploração agrícola rentável, em quase todas as regiões da terra.

Como dito acima, a irrigação tem o propósito de suprir a deficiência total ou parcial da água. Ela se torna essencial principalmente pelo fato de ajudar a aumentar o potencial de insumos que são utilizados na agricultura, como: defensivos, fertilizantes, sementes entre outros.

Os principais tipos de irrigação utilizados atualmente são a superficial, a localizada e a aspersão.

Os melhores períodos para regar as plantas são as primeiras horas da manhã e no final da tarde, após as 15 horas. Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora muito rápido. Regar a noite também não é indicado, pois a absorção da água é menor, fazendo com que as folhas demorem muito para secar.

A irrigação é uma tecnologia fundamental na agropecuária brasileira. Ela tem como objetivo suprir as necessidades de áreas na qual a há uma baixa, má distribuição ou irregularidades de chuvas. Sendo assim, quando os sistemas de irrigação são bem implantados, eles favorecem o desempenho da cultura.

Em síntese, agricultura irrigada é o termo adotado para denominar as áreas agrícolas que empregam a irrigação em suas atividades. Assim, quando nos referimos a agricultura irrigada, estamos falando de uma prática agrícola capaz de suprir a deficiência total ou parcial de água das plantas.

A irrigação é imprescindível para as regiões de clima semiárido e solo arenoso. Com ela, o produtor rural deixa de ser refém das condições climáticas e das características improdutivas do solo (como a falta de umidade).

Assim, podemos definir o tipo de irrigação mais facilmente por solo:

  • Em regiões com alta velocidade de infiltração, o melhor método é por aspersão;
  • Em regiões intermediárias, a maioria dos sistemas atende a plantação;
  • Em regiões de baixa velocidade, o melhor sistema é a irrigação localizada.

Irrigar e drenar são alguns dos cuidados que devem ser tomados para manter o nível da umidade necessário ao solo e para garantir que ele continue fértil. Com a irrigação, a água chega as regiões ou áreas muito secas. Já com a drenagem, retira-se o excesso de água do solo, possibilitando que ele seja arejado.

Método de irrigação é a forma pela qual a água pode ser aplicada às culturas. Basicamente, são quatro os métodos de irrigação: superfície, aspersão, localizada e subirrigação. Para cada método, há dois ou mais sistemas de irrigação, que podem ser empregados.

Observou-se a presença de impactos negativos na área, tais como desperdício, contaminação e salinização da água, compactação e erosão do solo, desmatamento causado pela retirada da vegetação nativa para a implantação das culturas, consumo elevado de energia e problemas de saúde pública.

A irrigação também possibilita o cultivo de lavouras em regiões marginais e com baixa precipitação, aumentando a área agrícola e, consequentemente, a oferta de alimentos. Com os vários métodos e sistemas de irrigação, é possível até mesmo realizar a nutrição da planta através da água.