O que é ironia e 3 exemplos?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 7 votos

A ironia é uma figura de linguagem que se caracteriza pelo uso de expressões que remetem ao oposto, de maneira proposital, do que se quis dizer. Veja o seguinte exemplo: Estou de recuperação na escola... Parabéns para mim!

Ironia é a utilização de palavras que manifestam o sentido oposto do seu significado literal. Desta forma, a ironia afirma o contrário daquilo que se quer dizer ou do que se pensa. A ironia é a arte de gozar de alguém, de denunciar, de criticar ou de censurar algo ou alguma coisa.

Sarcasmo e Ironia são formas de expressar uma afirmação com sentido conotativo, ou seja, figurativo. Essas palavras derivam do grego. Sarcasmo vem de sarkasmós, que significa zombaria e escárnio (sarx=carne e asmo= queimar). Já ironia significa “perguntar fingindo não saber a resposta”, “disfarce” ou “dissimulação”.

Ironia verbal
Ocorre quando se diz algo pretendendo expressar outro significado, normalmente oposto ao sentido literal. A expressão e a intenção são diferentes. Exemplo: Você foi tão bem na prova!

A ironia pode ser utilizada com vários objetivos. Gozar de alguém, denunciar algo, fazer críticas ou mesmo censurar alguma coisa. A ideia é valorizar algo ou alguém quando, na verdade, o sentido implícito é de oposta desvalorização. Usar o recurso da ironia demanda algumas capacidades específicas.

Sarcasmo é uma palavra com origem no grego sarkasmós que significa zombaria, gozação, deboche. Uma pessoa sarcástica costuma deixar claro a utilização de hostilidade em seu discurso, mesmo que de forma indireta. Exemplo: “Estou procurando na minha agenda o dia em que pedi sua opinião sobre a minha vida.”

adjetivo Que diz exatamente o oposto do que quer dizer. Que zomba insultuosamente de algo ou de alguém: comentário irônico. Que faz referência ao uso de ironia; que contém ou expressa ironia. Que se comporta utilizando ironia; cujo discurso está repleto de ironia: critica irônica; acenou de modo irônico.

1. Em que há ou que revela ironia. 2. Que dá a entender, em determinado contexto, o contrário ou algo diferente do que significa.

O sarcasmo e a ironia são recursos estilísticos empregados pelos emissores dos textos (orais ou escritos) com o intuito de oferecer maior expressividade ao discurso enunciado.

Outro efeito de sentido muito comum é a ironia que consiste na utilização de determinada palavra ou expressão que, em um outro contexto diferente do usual, ganha um novo sentido, gerando um efeito de humor. Exemplos: – Que menino educado! Entrou sem cumprimentar ninguém!

1 asteísmo, caçoada, chacota, deboche, escárnio, sarcasmo, sátira, troça, zombaria.

Desta forma a ironia é uma atitude mental de um indivíduo perspicaz e ágil de raciocínio. É a ação de dizer uma coisa com o fim de fazer entender outra coisa que é geralmente o seu contrário.

O sarcasmo pode ser classificado como maldoso, ferino, malicioso, enquanto a ironia costuma ser mais sutil.

A diferença entre humor e ironia é que esta tem uma intenção de falar o oposto daquilo que se diz, enquanto o humor quer apenas provocar o riso. Na ironia, usa-se uma expressão querendo dizer outra.