O que é IPv6 Como funciona?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

O IPv6 (Internet Protocol Version 6) é a versão mais recente do Protocolo da Internet (IP), que identifica dispositivos na Internet para que possam ser localizados. Dessa forma, toda máquina é identificada por meio de um endereço IP único para que a comunicação na Internet funcione propriamente.

O IPv6 é mais seguro que o IPv4? Além da maior possibilidade de endereços, o IPv6 conta com protocolos mais modernos de segurança. O novo protocolo possui um reforço padrão na segurança, adotando o IP Security (IPSec), que usa uma série de medidas de segurança, autenticação e integridade de dados.

Desvantagens do IPv6 • Um potencial problema do IPv6 é que ele é menos eficiente ao utilizar a banda disponível, o que pode causar lentidão em sites de rede com menor banda disponível.

Não é recomendável desativar o IPv6 em condições normais, mas usuários avançados recorrem à prática para resolver alguns problemas de conexão. Por ser relativamente novo, o protocolo pode ter sido mal implementado pelo provedor, causando problemas de rotas e incompatibilidades com sistemas.

Com 43% do tráfego em 2023 ocorrendo em IPv6, o Brasil já deu importantes passos na transição para o protocolo IP que está substituindo o IPv4. Mesmo com avanços, Anatel, empresas e outros atores da cadeia da Internet admitem que ainda há muito trabalho até a conclusão da migração no País.

Para verificar se você já tem acesso a Internet utilizando o IPv6, acesse a homepage do nosso site (https://ipv6.br/) e observe o nosso validador(as carinhas que aparecem em verde e/ou vermelho), se por acaso ele mostrar que você ainda não tem IPv6, pode ser que seu provedor não forneça IPv6 ou não disponibilizou ainda ...

Ativar o IPv6

  1. Abra o app Google Home .
  2. Toque em Wi-Fi Configurações. Rede avançada.
  3. Ative o IPv6.
  4. Toque em Salvar .

Para redes corporativas que já utilizam NAT isso não é um impendimento: o IPv6 nativo pode ser utilizado em conjunto com o IPv4 compartilhado.

O estoque de endereços IPv4 para a região da América Latina e o Caribe esgotou-se na data de hoje (19/8/2020). A fase da política de alocação controlada de endereços IPv4 durante o período de iminente esgotamento encerrou-se hoje.

Por que os provedores devem estar atentos para o IPv6? Para os provedores de internet, o IPv6 representa uma grande evolução. Ele dará, para os negócios que atuam na área, a oportunidade de ampliar a sua infraestrutura e o seu portfólio de clientes com segurança e estabilidade.

IPv4 e IPv6 são os protocolos responsáveis por identificar computadores na Internet e garantir que as informações cheguem ao destino correto.

O Internet Engineering Task Force (IETF) é a organização responsável por toda engenharia da internet e foi ela a responsável por criar o IPv6, dando maior capacidade, a fim de conseguir acolher todos esses novos dispositivos.

Diferente da versão 4, o IPv6 tem uma capacidade de conectar, ao mesmo tempo, aproximadamente 340 undecilhão de endereços (imagine o número 340 seguido de 36 zeros). Isso é possível porque, em vez de usar 32 bits, o endereço IPv6 utiliza 128 bits.

O IPv6 é a versão mais recente do chamado Internet Protocol (Protocolo de Internet), mais conhecido como IP. Esse é o padrão usado para a comunicação entre todos os computadores ligados à Internet.

Arquitetura dos endereços IPv6. Com a ampliação do tamanho do endereço de 32 bits para 128 bits foi resolvido um problema que é a exaustão dos endereços IP. Na versão 4 existem 4 Bilhões de endereços aproximadamente e na versão 6 temos aproximadamente 3,4x1038 , milhares de bilhões de endereços globais disponíveis.

Acesse “Configurações”. Selecione “Wi-Fi”. Toque na rede à qual você está conectado. Você pode encontrar o seu IP em “Endereço IPV4”.

Continuar lendo O que é o IPv4 e IPv6?