O que é invejoso competitivo?

Perguntado por: rmonteiro . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

É o tipo de pessoa invejosa que nunca está satisfeita com o que ela tem, então ela continuamente quer o que você tem. O mais incrível neste tipo de pessoa é que ela diz que você comprou primeiro porque ela havia dito que ia comprar.

Mantenha-se acima das pessoas invejosas e rancorosas.
Dê o exemplo e mostre a ela uma forma mais apropriada de lidar com a situação. Elogie a pessoa e suas qualidades positivas. Seja gentil em todas as interações com ela. Ofereça-se para ajudá-la a melhorar as competências na área em que sente inveja de você.

O invejoso é capaz de caluniar, difamar e tudo mais que for possível para impedir o sucesso de alguém que esteja em sua mira. Pior que ele, somente o invejoso pessimista. Esse então é de lascar.

A inveja que prejudica a vida do invejoso, a inveja nociva, é aquela em que a pessoa deseja prejudicar quem desperta esse sentimento nela. O invejoso fica maquinando formas de impedir que o outro prospere, planos para comprometer a imagem do invejado e diminuir seu status.

A inveja é considerada um dos sete pecados capitais e, normalmente, caminha lado a lado com a crítica destrutiva do invejoso. Ela é muito destrutiva para quem sente e para quem é invejado, essa emoção é tão comum como prejudicial e muitas vezes pode vir mascarada por declarações superficiais.

O invejado se sente perseguido, fala muito com indiretas discursivas e agressivas, é dono da razão, acha que os elogios alheios não são sinceros, e tem a nítida percepção que todas as pessoas ao seu redor são doentes psicologicamente, costuma ter mania de perseguição.

O invejoso competitivo
É o tipo de pessoa invejosa que nunca está satisfeita com o que ela tem, então ela continuamente quer o que você tem. O mais incrível neste tipo de pessoa é que ela diz que você comprou primeiro porque ela havia dito que ia comprar.

Inveja é um tipo de dor psicológica sentida quando, ao nos compararmos a outra(s) pessoa(s), avaliamos que nosso valor, nossa autoestima e nosso autorrespeito estão diminuídos. Inveja é a dolorosa observação daquilo que nos falta. Sentimos inveja quando outra pessoa tem características superiores às nossas.

Como agem as pessoas invejosas

  1. Baixa auto-estima. As pessoas invejosas não têm auto-estima e não percebem o quanto valem pelo simples fato de serem pessoas. ...
  2. Comparam-se a toda a hora. ...
  3. Desejam o mal aos outros. ...
  4. Fazem você ficar mal em público. ...
  5. Ridicularizam as outras pessoas. ...
  6. Fazem elogios falsos.

O invejoso pensa tão em si que ele algumas vezes diz: antes ele do que eu, quando algo dá errado, ainda bem que deu errado pra ele não para mim. Para mim sucesso, dinheiro, glamour, prazer, para ele nada, ou azar, má sorte, encrenca e tudo de ruim, quanto mais baixo o outro estiver, mas por cima eu me destaco.

O que move o invejoso não é ganhar um talento e galgar a escada da vida. Ele quer simplesmente tirar. O sucesso alheio lhe é insuportável. Que seja dinheiro, beleza, talento, sucesso profissional, habilidade manual...

A inveja, como explicado, é um sentimento de ódio ou pesar provocado pelo bem-estar ou prosperidade de outrem, além de um desejo muito forte de desfrutar algum bem possuído ou desfrutado por outra pessoa. Esses três sentimentos são comuns a todos nós.

Cruel é o furor, e impetuosa é a ira; mas quem pode resistir à inveja? Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto.

Eu costumava dizer que “quem tem inveja de pobre, é mendigo” mas as pessoas invejam sim, invejam teu modo de viver, invejam teu relacionamento, invejam como você é amada, invejam tua família!

Encontramos em Tiago, capítulo 3, versículo 16: “Onde há inveja, há a ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males”. São inúmeras as pessoas que sofrem com a inveja.

Um dos traços mais importantes de uma pessoa que tem inveja de você é menosprezá-lo ou fazer comentários negativos sobre você na frente de outras pessoas. Você não sabe por que ela de repente teve essa atitude, mas se sente ferido internamente.

Que toda inveja se transforme em inspiração para escrever, escrever, escrever... Não apenas pra mim, mas pra quem já sentiu ou sente esse monstrinho capaz de atrofiar asas, pensamentos...

Por mais que muitos não acreditem, a inveja pode ser algo positivo em alguns momentos da vida. “O lado positivo seria de despertar em si mesmo o autoconhecimento e ver que internamente existe sim uma enorme capacidade para alcançar e conquistar o que o outro conquistou.

Então, o invejoso passa a imitar – numa tentativa insólita de ser o que não é e que o deixa sempre muito infeliz, mal-humorado e raivoso com a vida. Essa energia negativa volta contra a própria pessoa, fazendo mais mal ao invejoso do que ao invejado, envenenando corpo e mente”, decreta.

Toda forma de inveja bloqueia a prosperidade e causa danos espirituais. Jamais ambicione ter a vida de alguém, invista sua energia nos próprios objetivos e peça ajuda aos deuses para realizá-los. Não se deixe dominar pela inveja nem se revolte por ainda não possuir tudo o que sonha.