O que é invasão perineural não detectada?

Perguntado por: fmendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

A invasão perineural é a presença de glândulas neoplásicas envolvendo filetes nervosos ou até localizadas no espaço intraneural. É um achado frequente nas biópsias (40%) e uma via de disseminação neoplásica e de extensão extra-prostática (EEP).

A invasão neural foi caracterizada pela presença de células cancerosas, infiltrando o perineuro e/ou o fascículo neural. A linfática, pela presença de células neoplásicas no interior de espaço limitado por endotélio, desprovido de fibras musculares e elásticas.

Disseminação perineural de tumores refere-se à extensão de células tumorais ao longo do tecido dos nervos. Acarreta um pior prognóstico, aumenta a taxa de recorrência e diminui a expectativa de vida em cinco anos em até 30%.

O carcinoma invasivo, de tipo não especial, também antigamente conhecido por carcinoma ductal invasivo, é o tipo histológico mais comum do câncer de mama invasivo. Normalmente, se origina no interior dos ductos mamários, que são estruturas que carregam o conteúdo produzidos nos lóbulos até os mamilos.

Também conhecido como câncer não invasivo, esse tipo é responsável por 20% dos casos. É um tumor maligno, mas não realiza metástase, ou seja, as células cancerígenas não se espalham pelos tecidos da mama perto do ducto, muito menos para outros órgãos.

Invasão perineural foi definida por Batsakis como a presença de células tumorais no interior, em torno e sobre os nervos. No passado, esse fenômeno era considerado uma invasão angiolinfática da bainha do nervo,9 hipótese posteriormente rejeitada, pois não existe circulação linfática nessa estrutura.

Saber se um tumor é maligno ou benigno acontece somente com a execução de exames por imagem e o resultado da biópsia. Portanto, o acompanhamento médico é a melhor forma para ter precisão no diagnóstico e orientação para tratamentos eficazes que procuram restabelecer a qualidade de vida no menor tempo possível.

A neoplasia benigna tem, geralmente, crescimento lento, ordenado e apresentando limites definidos. A neoplasia maligna, também conhecida como câncer, de forma geral, tem um crescimento mais rápido, as células não apresentam diferenciação e invadem tecidos vizinhos.

Invasão perineural significa que as células cancerosas foram encontradas em torno ou ao longo de uma fibra nervosa dentro da próstata. Quando isso é encontrado em uma biópsia, significa que há uma chance maior da doença se disseminar para fora da próstata.

Assim, o encontro dos marcadores p16 e Ki-67 na mesma célula significa transformação oncogênica (teste positivo). Se nenhuma célula apresentar dupla coloração ou houver coloração para apenas um dos marcadores, o teste é considerado negativo.

As vias pelas quais o tumor dissemina são: transcavitária, linfática e sangüínea. e aí crescem e disseminam-se. Na prática, as cavidades mais afetadas são a peritoneal e a pleural, porém a pericárdica, subaracnóidea e articular podem também ser atingidas.

Disseminação metastática
A disseminação neoplásica pode ocorrer por meio de 3 vias possíveis: Implantação direta nas cavidades corporais ou superfícies. Disseminação linfática. Disseminação hematogênica.

O aparecimento de metástases ocorre quando as células cancerígenas se desprendem do tumor primário e entram na corrente sanguínea ou no sistema linfático, podendo circular pelo organismo e se estabelecer em outro órgão.

Na versão mais grave da doença, chamada de câncer invasivo, a doença pode disseminar-se e invadir outros órgãos, além da região inicialmente afetada. Devido à gravidade do câncer é essencial que o diagnóstico seja precoce, aumentando consideravelmente as chances de cura por meio do tratamento.

Para que um médico possa identificar o tipo de carcinoma invasivo que o paciente tem, será preciso realizar exames mais aprofundados, como o a mamografia.

Carcinoma ductal invasivo
Na maioria dos casos, são realizadas cirurgias para remover os tumores, como a mastectomia radical ou a lumpectomia. Dependendo do estágio de evolução da doença, pode ser recomendado o uso de radioterapia, quimioterapia e terapia hormonal com modulador do receptor de estrógeno.

Pacientes com câncer de mama inicial não precisam fazer quimioterapia.

Confira a seguir os sete tipos de câncer com maior chance de êxito nos tratamentos, de acordo com a American Cancer Society:

  • Câncer de mama. ...
  • Câncer de próstata. ...
  • Câncer testicular. ...
  • Câncer de tireoide. ...
  • Melanoma. ...
  • Câncer do colo do útero. ...
  • Linfoma de Hodgkin.

Por ser invasivo, o câncer de mama triplo negativo é capaz de se espalhar por outras células e se dissemina rapidamente.