O que é introdução por exemplificação?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

A introdução por exemplificação é aquela que explora o modo como o tema a ser discutido se insere no mundo.

Exemplificação
Como o nome indica, ela consiste em usar um exemplo concreto, como uma notícia, um acontecimento, filme ou livro, para ilustrar a sua tese. Afinal, ficará mais fácil convencer o leitor da tese defendida no texto se este conseguir associar com algo presente em sua realidade.

Os tipos de introdução são:

  • Narração. Você pode pensar: “Narração no texto dissertativo-argumentativo?”. ...
  • Exemplificação. Esse recurso pode ser desenvolvido de duas formas: dados estatísticos e relatos de acontecimentos de conhecimento geral (fatos divulgados pelas mídias). ...
  • Alusão histórica. ...
  • Definição. ...
  • Citação.

A introdução é aquele parágrafo inicial da sua redação e deve conter cerca de 5 linhas. Essa parte tem o objetivo de contextualizar o leitor sobre o assunto que você vai discutir ao longo do seu texto.

Normalmente, os temas de redação são atuais. Por isso, uma forma de começar o texto é usar a palavra “Atualmente” e, logo em seguida, abordar o assunto.

O argumento por exemplificação consiste em usar como exemplo um fato concreto, como um evento histórico ou alguma notícia, com o intuito de justificar a sua ideia. Assim, ficará mais fácil para o leitor visualizar a tese do texto como um acontecimento na sua realidade.

3- Argumentos de exemplificação
Assim como o nome já aponta, um argumento de exemplificação trabalha trazendo exemplos ao texto. Dessa forma, o autor pode associar algum acontecimento ou fato com a sua tese, de maneira a demonstrar como a sua opinião é baseada em análises reais.

No argumento por exemplificação, o argumentador baseia a tese ou conclusão em exemplos representativos, os quais, por si sós, já são suficientes para justificá-la .

Significado de Exemplificação
substantivo feminino Ação ou efeito de exemplificar. Reunião daquilo (texto, expressão, palavra etc.) cujo propósito é demonstrar, elucidar ou explicar alguma coisa; elucidação ou exemplo. Etimologia (origem da palavra exemplificação).

e·xem·pli·fi·car |z|
1. Provar com exemplos. 2. Aplicar como exemplo.

Muito utilizados na redação para dar credibilidade aos seus argumentos, os exemplos podem ser inseridos em seu texto através de conectivos que apresentam essa ideia, como:

  1. exemplificando;
  2. por exemplo;
  3. isto é;
  4. tal como;
  5. em outras palavras.

Ela precisa ter 5 elementos:

  • Ação (o que?)
  • Agente (quem?)
  • Efeito (para quê?)
  • Modo (como?)
  • Detalhamento (explicação e exemplos)

Sua introdução não pode ter o tamanho de um texto. Ela precisa ser curta e objetiva, ainda que instigante e envolvente. No caso de redações dissertativo-argumentativas, que é o tipo mais comum de redação cobrado em vestibulares, concursos públicos e processos seletivos, o tamanho ideal da introdução é de um parágrafo.

Quais são os erros mais comuns na hora de fazer uma introdução?

  1. Entregar todas as informações logo na introdução. ...
  2. Ser pouco objetivo. ...
  3. Não elencar os pontos principais da leitura. ...
  4. Ser vago demais. ...
  5. Recorrer às definições do dicionário. ...
  6. Falar sobre outro assunto. ...
  7. Ignorar a sua tese.