O que é intoxicação leve?

Perguntado por: omoraes8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

INTOXICAÇÃO AGUDA LEVE. Quadro clínico caracterizado por cefaléia, irritação cutâneo-mucosa, dermatite de contato irritativa ou por hipersensibilização, náusea e discreta tontura.

Intoxicação é a introdução de uma substância tóxica no organismo. As intoxicações podem ocorrer por medicamentos e por substâncias químicas. Existem vários tipos de intoxicação, mas os acidentes em geral ocorrem com a ingestão de excesso de medicamentos ou por substâncias químicas.

Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que causou a infecção e quais as condições de saúde da pessoa infectada.

Excesso de peso e dificuldades para perdê-lo; Alterações no sono; Espasmos musculares; Pele seca ou eczema.

4 passos para tratar uma intoxicação alimentar em casa

  1. Beber muitos líquidos. ...
  2. Repousar. ...
  3. Fazer uma alimentação leve. ...
  4. Tomar carvão vegetal.

O exame de colinesterase é um teste laboratorial solicitado com o objetivo de verificar o grau de exposição da pessoa a produtos tóxicos, como pesticidas, inseticidas, herbicidas ou adubos, por exemplo, sendo portanto mais indicado para agricultores, já que estão em contato constante com produtos agrícolas.

Na maioria das intoxicações, o tratamento é de suporte; antídotos específicos são necessários para alguns. A prevenção engloba rotular nitidamente os frascos que contêm as drogas e não deixar os tóxicos ao alcance das crianças. A maioria das intoxicações é dependente da dose.

  • Absorção.
  • Distribuição.
  • Biotransformação.
  • Excreção.

Confira, a seguir, os alimentos mais recomendados para tratar a intoxicação alimentar:

  • mingau de amido de milho;
  • chás com açúcar, mas sem cafeína. ...
  • maçã e pera cozidas e sem casca;
  • banana;
  • cenoura e batata cozidas;
  • arroz branco ou massa sem molhos ou gorduras;
  • frango grelhado ou cozido.

Classicamente tais efeitos são divididos em intoxicação aguda e intoxicação crônica. Pode ocorrer de forma leve, moderada ou grave, a depender da quantidade de veneno absorvido, do tempo de absorção, da toxicidade do produto e do tempo decorrido entre a exposição e o atendimento médico.

Uso de medicamentos é a principal causa de intoxicação, aponta pesquisa da Unicamp. O uso de medicamentos responde pela maioria dos casos de intoxicação, de acordo com um levantamento feito a partir dos atendimentos no Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) da Unicamp, que é referência no Brasil.

Em casos de intoxicação grave, pode haver hipertensão arterial, tremores, tonturas, sonolência, confusão mental, convulsão, alucinações e palpitação. Outros tipos de medicamento que causam intoxicações graves, levando muitas vezes a óbito por overdose, são os antidepressivos, tranquilizantes e anticonvulsivantes.

As substâncias químicas podem ingressar no organismo por três vias principais: digestiva, respiratória e cutânea.

Essa quantidade já é considerada um exagero e, com o tempo, pode levar à intoxicação do corpo.

  • Amendoins podem abrigar a substância aflatoxina - tóxica e cancerígena. ...
  • Chocolate em excesso pode engordar e desencadear reações elétricas. ...
  • Pimenta possui a substância capsaicina que, em excesso, pode intoxicar o organismo.