O que é intertextualidade e como ocorre?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do intertexto).

Intertextualidade explícita: nota-se logo o intertexto na superfície textual, ou seja, geralmente há citação da fonte original; Intertextualidade implícita: não se encontra de imediato o intertexto aplicado, ou seja, é necessária maior atenção do leitor, uma vez que não aparece a citação do texto-fonte.

Grosso modo, a intertextualidade é o diálogo entre textos, de forma que essa relação pode ser estabelecida entre as produções textuais que apresentem diversas linguagens (visual, auditiva, escrita), sendo expressa nas artes (literatura, pintura, escultura, música, dança, cinema), propagandas publicitárias, programas ...

A intertextualidade pode ocorrer de várias formas, nos diversos gêneros: na prosa, na poesia, nas letras de música, na publicidade, nas imagens, na pintura,...

Intertextualidade: Citação
A citação consiste na transcrição de trechos e frases feitos por outros autores em outro texto. Esse recurso é apresentado entre aspas ou em itálico e menciona de maneira explícita o autor de tais trechos.

estude as características gerais de cada tipo de intertextualidade; experimente escrever textos utilizando esse recurso de diversas formas; faça exercícios de Literatura e simulados de vestibular; cadastre-se em sites com conteúdos de Língua Portuguesa, como o Trilha do Enem, e veja as dicas sobre redação.

A intertextualidade se refere à presença de elementos formais ou semânticos de textos, já produzidos, em uma nova produção textual. Em outras palavras, refere-se aos textos que apresentam, integral ou parcialmente, partes semelhantes ou idênticas de outros textos produzidos anteriormente.

O plágio é um tipo de intertextualidade implícita, de caráter doloso, em que o autor do texto dissimula a autoria pelo ocultamento do texto alheio. Para que haja plágio é preciso que haja intertextualidade das semelhanças, intertextualidade de forma e de conteúdo.

Estimule os alunos que concordam com o primeiro argumento a manifestar-se oralmente. Eles podem reforçar a ideia com exemplos e outros dados. Em seguida, identifique os que discordam do primeiro argumento e peça que se manifestem, apresentando fatos que rebatam esse conteúdo.

Explique aos alunos que os textos apresentados dialogam com textos que já existiam antes deles. Apresente cada texto e solicite às equipes, uma por vez, que identifiquem o texto que serviu de base a ele. Se a equipe acertar, marca um ponto; caso não acerte, proponha a mesma tarefa à outra equipe.

Na letra da canção há uma referência a um famoso provérbio latino: si uis pacem, para bellum, cuja tradução é Se queres paz, te prepara para a guerra, exemplificando, assim, aquilo que chamamos de intertextualidade implícita, pois não foi feita a citação do texto-fonte.

A intertextualidade pode ser um recurso muito importante para a prática de leitura do aluno, pois faz com que este leia pelo menos dois textos e faça a comparação e encontre semelhanças não só no texto verbal (escrito), como vimos nos exemplos acima, mas também não verbal (imagens) e no texto sincrético (que é a fusão ...

Tipos textuais

  • narrativo.
  • descritivo.
  • dissertativo.
  • expositivo.
  • injuntivo.

Pressupõe uma concepção de língua enquanto trabalho, ou seja, uma atividade de construção de sentido entre os falantes. O discurso se materializa linguisticamente por meio dos textos. Isto é, o discurso se concretiza sob a forma de texto. É por meio do texto que se pode entender todo o funcionamento do discurso.

Intertextualidade: refere-se à presença de marcas, semânticas ou formais, de textos produzidos anteriormente no novo texto. Como dito anteriormente, o texto não pode apresentar informações totalmente novas, por isso nos referimos a outros textos para acrescentarmos ou criticarmos seu sentido.