O que é interlocução exemplos?

Perguntado por: elancastre6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Com quem você está falando? Pra quem você está dirigindo suas palavras? Isso é o que chamamos de interlocução. Quando você tem clareza de quem é o seu interlocutor, isto é, daquele pra quem o seu discurso é direcionado, tudo fica mais fácil e o seu processo de escrita fica mais eficiente.

Quando há interlocução, significa que é possível verificar a compreensão da mensagem e reformular o enunciado as vezes que forem necessárias; em situações de comunicação oral sem intercâmbio, é fundamental atender à construção do enunciado e ao modo como se transmite.

No processo de comunicação entre indivíduos, diz-se da pessoa com quem se fala. Trata-se de outra designação, mais universal, para o destinatário de uma mensagem.

2 locutor, emissor, enunciador, falante, narrador, comunicador, transmissor, destinador. Exemplo: Um interlocutor estava falando, mas os outros não estavam ouvindo. A pessoa que ouve numa conversa: 3 ouvinte, receptor, destinatário.

O locutor de um determinado texto é o autor, pois é o autor que transmite a mensagem para o locutário (o leitor). Explicação: O emissor (ou locutor) – É a pessoa que emite a mensagem.

No processo comunicativo estão presente os elementos da comunicação que são seis: emissor, código, mensagem, canal, receptor e referente.

A alternativa correta é: quando, diante de um médico, durante uma consulta, há um gesto realizado por um paciente, apontando uma parte do corpo na qual sente dor. Vamos aos dados/resoluções: É sabido que o Ato comunicativo acontece quando emissor e receptor falam a "mesma língua", no sentido de que ambos se entendem.

A figura do interlocutor – distante, ausente, desconhecido, ou apenas imaginado – está sempre presente na interação verbal e orienta a produção do texto. No caso da escrita, é possível planejar conscientemente cada etapa do processo de produção.

Considerando que os interlocutores são aqueles que participam do processo de interação por meio da linguagem, considerando a teoria da comunicação, os tipos de interlocutores são emissor e o receptor.

Receptor (ou interlocutor) – É a pessoa a quem a mensagem é remetida. A mensagem – Constitui a essência do que se propõe a dizer, ou seja, o conteúdo contido na informação.

É aquele que toma parte da conversação. Em Teoria da comunicação, o emissor e o receptor também são conhecidos como locutores. Normalmente, o emissor faz o pedido (ou a pergunta) e o receptor garante a resposta.

O prefixo –inter é usado para expressar interação, ligação entre duas ou mais partes, por isso, no contexto da comunicação, dizemos que há união e interação entre locutor (emissor- quem fala) e interlocutor (ouvinte- quem ouve) em torno de uma mensagem a ser transmitida e compreendida.

As intenções dos interlocutores são principalmente participar de maneira ativa do processo de comunicação, ou seja, por meio da ação como emissores ou receptores, os interlocutores estão agindo em um diálogo, por exemplo.

Num texto não dialogal, ou seja, em textos dominados por seq{#u|ü}ências descritivas ou narrativas ou instrucionais ou argumentativas, o locutor é a instância que produz a enunciação, e o interlocutor é aquele a quem se dirige a enunciação.

Emissor ou locutor — quem elabora a mensagem, quem diz. Receptor ou interlocutor — a quem a mensagem é dirigida, por quem ela é captada. Mensagem — texto verbal ou não verbal propriamente dito, é a estrutura textual. Referente ou contexto — o assunto que perpassa o ato comunicativo.

Emissor – é aquele que transmite a mensagem. Receptor – é a pessoa que recebe a mensagem. Mensagem – é tudo aquilo que o emissor envia ao receptor. Código – é o conjunto de sinais utilizados na comunicação para transmitir a mensagem, podendo ser de várias maneiras, como as que vimos por meio dos exemplos acima.

A relação entre os interlocutores envolvidos em um diálogo configura-se como uma relação direta. Pois, por meio das interação entre interlocutores se forma o diálogo, visto que para se manter um diálogo é necessário que se tenha a comunicação entre interlocutores.

Resposta. Seria uma conversa direta entre várias pessoas, sem intermediários.

Resposta verificada por especialistas
O interlocutor do texto, além do narrador, é a senhorinha, e isso pode ser concluído a partir da presença do pronome de tratamento "senhorinha" no meio do texto. Esse pronome marca um destinatário específico de mensagem.