O que é interação social de exemplos?

Perguntado por: rgentil . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Por exemplo, se alguém se senta ao lado de outra pessoa num ônibus, mas ambos não conversam, não está havendo interação social (embora presença de uma das pessoas influencie, às vezes, o comportamento da outra). Os contatos sociais e a interação constituem condições indispensáveis à associação humana.

As quatro interações fundamentais a saber:

  • a interação gravitacional,
  • a interação electromagnética,
  • a interação nuclear forte e.
  • a interação nuclear fraca;

Na interação mútua, o foco é a relação social e não os indivíduos que dela participam. Já na interação reativa existe uma clara delimitação de quem é o emissor e o receptor. A relação é unilateral, não havendo liberdade para uma cocriação. Os dois tipos de interação não se estabelecem de forma exclusiva.

A interação social é apenas um dos pilares para que a criança se desenvolva em todos os aspectos. Para que ela seja incentivada, é necessário que haja uma parceria entre a escola e a família a fim de potencializar as habilidades da criança e fornecer as ferramentas necessárias para o seu bem-estar.

Entende-se por interação social o processo através do qual as pessoas se relacionam umas com as outras, num determinado contexto social. A interação apoia-se no princípio da reciprocidade da ação e é reconhecida como condição necessária para a organização espaciotemporal.

Os três tipos de interação
A qualquer uma destas realidades falta um elemento essencial: a reciprocidade, a interinfluência, a mutualidade que o conceito de interação encerra.

Significado de Interagir
Fazer com que haja certo diálogo entre uma pessoa e outra; comunicar ou comunicar-se: é necessário que a mãe sempre interaja com o seus filhos; algumas espécies de animais interagem de maneira intensa.

Thompson (1998) afirma que há três tipos de interação: interação face a face, interação mediada e quase interação mediada.

O aspecto mais importante da interação social é que ela provoca uma modificação de comportamento importante nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contato físico não é suficiente para que haja interação social.

Relações sociais são interações, conexões e intercâmbios entre indivíduos, grupos e instituições dentro de uma sociedade. As relações sociais dependem da rede de conexões entre os indivíduos.

As interações sociais podem contribuir para a aprendizagem efetiva de habilidades e conteúdos, assim como fortalecer os valores éticos fundamentais ao desenvolvimento moral do ser humano. Na infância, a interação entre as crianças é indispensável para a construção de aprendizagens significativas no ambiente escolar.

Como trabalhar a interação social no ensino a distância

  1. Celebre o Dia da Amizade. A ideia aqui é gerar interação e integração entre salas e turmas. ...
  2. Faça o dia da contação de histórias. ...
  3. Crie encontros – mesmo online – que permitam trocas. ...
  4. Desperte sentimentos e ofereça acolhimento.

O contato social não apenas diminui os sentimentos de solidão e evita a depressão e ansiedade, mas também é capaz de prevenir doenças, como demências e doenças cardiovasculares, além de mantém os níveis de estresse sob controle e melhorar a saúde mental.

A interação social traz benefícios para a criança como a troca de linguagens, experiências e culturas; e a criação de princípios e valores como o respeito, a generosidade e a colaboração.

Interação Aluno-Aluno
Essa é a interação interaprendiz, entre um aprendiz e outros aprendizes, sozinhos ou em grupos, com ou sem a presença de um instrutor em tempo real.

As brincadeiras e interações são eixos estruturantes da proposta da BNCC para a Educação Infantil. É brincando e interagindo com seus pares, com adultos, com objetos e com a natureza que as crianças constroem conhecimentos, se desenvolvem e socializam.