O que é interação Para Vygotsky?

Perguntado por: epaiva . Última atualização: 24 de maio de 2023
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Estamos frisando que, para VYGOTSKY, é na interação entre as pessoas que em primeiro lugar se constrói o conhecimento que depois será intrapessoal, ou seja, será partilhado pelo grupo junto ao qual tal conhecimento foi conquistado ou construído.

Segundo Vygotsky, a criança necessita de atividades específicas que proporcionem o aprendizado, pois seu desenvolvimento é dependente dessa aprendizagem por intermédio das experiências e interações em que foi submetida. O professor é o mediador desse processo, por ser o mais experiente e planejar suas intervenções.

Para entender Vygotsky é preciso levar em conta o fato de que ele enxergava o desenvolvimento do ser humano usando uma perspectiva sociocultural, ou seja, ele afirmava que o homem se constitui na interação com o meio em que está inserido. Por isso, sua teoria ganhou o nome de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

A interação social traz benefícios para a criança como a troca de linguagens, experiências e culturas; e a criação de princípios e valores como o respeito, a generosidade e a colaboração.

Entende-se por interação social o processo através do qual as pessoas se relacionam umas com as outras, num determinado contexto social. A interação apoia-se no princípio da reciprocidade da ação e é reconhecida como condição necessária para a organização espaciotemporal.

A Interação (AO 1945: Interacção) é um tipo de ação que ocorre entre duas ou mais entidades quando a ação de uma delas provoca uma reação da outra ou das restantes. Por oposição à unidirecionalidade do conceito de causalidade, a subjacente bidirecionalidade ou mesmo interatividade é essencial no conceito de Interação.

Além de todos os pontos positivos que a interação traz para a vida de uma criança, estar sempre em contato e brincar com os amiguinhos ajuda ao pequeno a lidar com emoções fortes, e a prevenir problemas emocionais nos pequenos, como depressão, ansiedade e solidão.

Entende-se como interação e relação entre professor e estudante um conjunto de variáveis que são essenciais no processo bidirecional de construção, tanto da aprendizagem quanto do desenvolvimento humano (Aranha; Laranjeira, 1995; Salvador, 1994; Carvalho, 1986).

A abordagem sociointeracionista de Vygotsky é um tipo de abordagem que compreende a aprendizagem como a plena interação do homem com o outro, e inclusive a mediação como interação entre o homem e o mundo, um sempre agindo sobre o outro e dessa forma, transformando-o (BANDEIRA; CORREIA, 2020).

Propõe o desenvolvimento em quatro fases:

  • Sensório motor (0 a 2 anos)
  • Pré-operatório (2 a 6 anos)
  • Operatório Concreto (7 a 12 anos)
  • Operatório formal (a partir dos 12 anos)

Existem três níveis de desenvolvimento: Nível de Desenvolvimento Real, Nível de Desenvolvimento Potencial e Zona de Desenvolvimento Proximal. Saiba mais sobre os níveis de desenvolvimento.

Assim, Vygotsky apresenta três idéias centrais como sendo os pilares de seu pensamento: as funções psicológicas têm um suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral; o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre indivíduo e meio; a relação homem-mundo é uma relação mediada por ...

O método, criado pelo psicólogo bielorrusso Lev Vygotsky, prioriza o desenvolvimento cognitivo do aluno por meio da interação social. Por conta disso, a corrente pedagógica também é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

Vygotsky. Aprendizado e Desenvolvimento. Um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.