O que significa a palavra íntegro na Bíblia?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Ao contemplarmos a história de Jó, sobre ele ouvimos que sua inteireza é atestada pelo próprio Deus. Ele é um homem “moralmente e espiritualmente reto” (Jó 1.1 – NVI).

O que significa ter um coração íntegro, que “é totalmente” do Senhor? Significa que você tem o desejo sincero de fazer o que é certo e de agradar a Deus. Uma pessoa que tem um coração íntegro realmente ama a Deus, embora possa não ser sem culpa ou perfeita em todos os seus caminhos.

Um atributo que não se pode separar da justiça é a integridade (ou retidão). Para sermos íntegros é necessário que sejamos transparentes e verdadeiros, sem máscaras, sem camuflagem. A integridade exige também que assumamos nossos erros.

Definir-se, atuar com retidão e sem fingimentos, porém com transparência e decisão. Desenvolver nossa atividade sem dramatismo, mas sem medos que a nada levam. Dar um testemunho simples por suas maneiras, porém firme por sua permanência e definido por sua transparência.

Integridade é uma conduta que se caracteriza por uma convergência entre palavras e ações. Uma pessoa íntegra tem uma conduta reta, ela faz o que ela fala, o que ela pensa, sempre galgada pela ética e pela honestidade. Ela mantém sua honra, o que ela pensa se reflete no que ela faz com clareza.

1 compõem, formam, consistem, compreendem, abarcam, constam, incluem, têm, contêm, encerram, abrangem, englobam, trazem, compõem-se.

Integridade pessoal, moral e física.

Um indivíduo é considerado íntegro quando é honesto, tem firmeza em suas ações e age corretamente . A integridade é entendida como um direito básico de cada pessoa e deve ser garantida a nível físico, mental e moral. Em outras palavras, ninguém deve ser torturado ou receber tratamento cruel ou degradante.

Rabi Moshe Chaim Luzzato, o Ramchal, define a pureza como a perfeição do coração e dos pensamentos, como descreve David nos Salmos (51:12) “Cria em mim um coração puro, Criador”. Através da pureza a pessoa não deixa espaço para o lado negativo.

Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente” (Salmos 24:3–4). Irmãos e irmãs, é possível que tenhamos mãos limpas e não sejamos puros de coração.

Quem tem um coração puro não tem malícias, não julga, não é invejoso.

Ao tomar uma decisão acerca das "interrogações" da vida, o justo busca em Deus sabedoria para resolver o que é preciso. Tudo na vida é uma questão de escolha, e você pode escolher não viver mais nas trevas, se aceitar Jesus como Senhor e Salvador.

O honesto é o bem mais alto, cujo oposto é o torpe. O decôro é um bem intermediário, assim como o seu oposto, o indecoroso é um mal intermediário. O justo tem no seu oposto, o injusto, o mal extremo. (Fundamenta juris naturae et gentium e sensu communi deducta 1705:I,4,par.

"Talvez essa seja a grande lição da história: você continuar fiel a Deus mesmo passando por dificuldades. Porque ter fé enquanto tudo vai bem é lindo e maravilhoso.

Todo homem de Deus prospera em todas as áreas da vida, porque sua vida é dirigida pelo Senhor que o guia e orienta pelos caminhos que deve andar. Você precisa ser um homem de Deus. O senhor o criou para isso. Ele tem um grande propósito em sua vida.