O que é insuficiência renal grau 3?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

É nesse estágio que o paciente começa a apresentar os primeiros sintomas, como anemia e doença óssea, mas ainda de forma discreta. A partir dessa fase, já é indicado um tratamento conservador, que consiste em retardar a progressão da doença e conservar a TFG pelo maior tempo de evolução possível.

A DRC é estratificada em fases: perda de reserva renal, doença renal crônica, insuficiência renal e uremia. Nas duas últimas, o impacto clínico evidente. Em sua fase mais avançada (chamada de fase terminal da insuficiência renal crônica), os rins não conseguem mais manter a normalidade do meio interno do paciente.

A insuficiência renal crônica pode ser causada por diversos fatores, como diabetes mellitus, hipertensão, doença renal policística, uso de alguns medicamentos e agentes tóxicos, como drogas, entre outros fatores.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Os indivíduos com insuficiência renal crônica e aguda podem sentir dor, que é causada pela lesão real ou potencial dos tecidos. A dor no rim costuma surgir na região acima da púbis ou no flanco (próximo da cintura).

Entre os principais medicamentos nefrotóxicos, estão os anti-inflamatórios não esteroides, como a aspirina; os antibióticos, como a penicilina; e os analgésicos de paracetamol, quando ingeridos com frequência e de forma prolongada (meses ou anos).

Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com espuma ou sangue (a espuma pode indicar a presença de proteínas), edemas, anemia, palidez, cansaço, dor no peito e sonolência. As doenças renais só podem ser diagnosticadas com precisão real com exames de sangue e urina.

A sobrevida média, segundo a literatura, é de 10 anos, mas sabemos que isso depende de muitos fatores, como serviço, atendimento, horas de diálise, etc.

Torna-se assim difícil definir uma esperança média de vida generalizada. No entanto, estima-se que os idosos com insuficiência renal terminal tenham uma esperança média de vida na ordem dos 6 anos.

Para o paciente já diagnosticado com insuficiência renal, a quantidade de líquidos ingeridos por dia deve ser definida pelo médico. Em geral, a quantidade situa-se entre 2 a 3 copos de 200 ml cada, somados ao volume de urina eliminado pelo paciente em um dia.

A insuficiência renal aguda (ou súbita) muitas vezes é temporária e os rins podem voltar ao normal. Mas quando o dano aos seus rins for contínuo e aumentando durante anos, então os rins normalmente não voltam a funcionar normalmente. Casos como estes são considerados como DRC - doença renal crônica.

Dá para dizer que homens com creatinina acima de 1,6 mg/dl e mulheres com valores acima de 1,3 mg/dl geralmente têm função renal reduzida, independentemente da idade — logo, são níveis que indicam a presença da doença.

Veja os melhores alimentos para manter o bom funcionamento dos...

  • Laranja e limão. O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. ...
  • Leite e derivados. ...
  • Folhas verdes-escuras. ...
  • Sódio. ...
  • Proteínas. ...
  • Potássio.

“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

São opções como a hemodiálise, onde um equipamento médico realiza a função do rim e filtra o sangue externamente, além do transplante de rins e do uso de medicamentos que facilitam a filtragem do sangue.