O que é inovação substancial?

Perguntado por: ohipolito . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Esse tipo de inovação tem como foco concentrar-se em maiores mudanças para ganhar ou se manter em uma posição de liderança no mercado e está voltada para a criação de novos produtos, recursos ou serviços que se diferenciem de todos os seus concorrentes.

Ifood e Rappi são exemplos de tipos de inovação em serviços. Essas empresas modificaram a maneira com que muitas pessoas fazem suas compras.

Os cinco pilares da inovação

  • Inovação deve ser uma prioridade.
  • A inovação precisa de um ambiente próspero.
  • Esteja pronto para parcerias.
  • Aja sempre com profissionalismo e planejamento.
  • Reconheça os esforços.

Esses três pilares são: sucesso, esforço e emoção.

“Inovação é criatividade com um trabalho a fazer.” “Novas ideias que são implementadas para criar valor de negócio.” “Uma nova ideia, método ou dispositivo. O ato de criar um novo produto ou processo, que inclui a invenção e o trabalho necessários para transformar uma ideia ou conceito em sua forma final.”

Conheça os 4 tipos de inovações essenciais para toda empresa

  • Inovação de produtos e serviço;
  • Inovação em marketing;
  • Inovação organizacional;
  • Inovação de processos.

O PIX é um novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central que promete revolucionar processos do mercado financeiro. Embora muitos estejam acostumados a realizar transações via DOC ou TED, o PIX tornará as transações mais fáceis e rápidas e reduzirá a burocracia de processos.

Dessa forma, a inovação incremental promove melhorias contínuas e graduais em produtos e serviços factuais. A inovação radical, por outro lado, deriva da criação de novos conhecimentos e, dessa forma, da comercialização de ideias ou produtos completamente novos.

A inovação incremental consiste na aplicação de pequenas inovações no produto já existente. Inclusive, podemos citar o Iphone novamente, afinal, depois desse primeiro, vieram o Iphone 5, 6, 10 e surge um novo todo ano.

Para a inovação disruptiva, a chave para a renovação de toda organização pode estar nas necessidades dos clientes, ao passo que, para a inovação radical, ela pode estar dentro das capacidades da própria empresa incumbente.

Inovação tecnológica significa usar ferramentas, técnicas e modelos diferentes, mais tecnológicos, para melhorar a criação de produtos e serviços. Nesse processo, a empresa adota a tecnologia como uma fonte de inovação, identificando-a como um fator importante de sucesso.

Quando falamos em inovação para fora estamos pensando em novos produtos ou serviços; melhorias nos produtos ou serviços existentes; alterações no modelo de receita; novos canais de comunicação e entrega ou demais inovações que sejam visíveis e entendidas pelos clientes.

A inovação nem sempre significa criar algo novo, mas também reinventar aquilo que já existe, com pequenas adaptações. Isso também é ser criativo e pode ocorrer com produtos, serviços, comunicação, projetos, processos internos, enfim, em todas as áreas da empresa.

Sendo assim, os três pilares do desenvolvimento sustentável são o social, econômico e ambiental. A empresa deve buscar ações para a sustentabilidade três pilares coexistam e interajam entre si de forma harmoniosa.