O que é inovação nos dias de hoje?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Inovar é basicamente gerar valor para o negócio por meio de um novo produto, processo ou serviço. Se não gerar benefícios para a empresa, a novidade pode até ser uma invenção, mas não será inovação.

A inovação é um processo através do qual um domínio, produto ou serviço é renovado e atualizado pela aplicação de novos processos, introdução de novas técnicas ou estabelecimento de ideias bem-sucedidas para criar um novo valor. A criação de valor é uma característica definidora da inovação.

O objetivo da inovação é melhorar ou mudar a forma como as coisas são feitas, produzidas ou fornecidas, com o objetivo de aumentar a eficiência, a eficácia, a qualidade e a satisfação dos clientes. Além disso, a inovação também é importante para manter a competitividade de uma empresa ou organização.

Há quem se limite em considerar somente o aumento de lucro como resultados do processo de inovação. Nesse sentido, cabe aqui destacar impactos como desenvolvimento econômico regional, abertura de novos mercados, visibilidade ao negócio e consolidação de marca.

Tecnologia e inovação proporcionam melhores condições para aperfeiçoar os processos e ampliar a qualidade em todos os sentidos. Além disso, reduzir custos, potencializar o desempenho das equipes e alavancar a competitividade.

Inovar é criar algo novo, é introduzir novidades, renovar, recriar. A inovação é sempre tida como sinônimo de mudanças e/ou melhorias de algo já existente.

“Inovação é criatividade com um trabalho a fazer.” “Novas ideias que são implementadas para criar valor de negócio.” “Uma nova ideia, método ou dispositivo. O ato de criar um novo produto ou processo, que inclui a invenção e o trabalho necessários para transformar uma ideia ou conceito em sua forma final.”

5 pilares para implementar uma jornada de inovação de sucesso

  • Estratégias de engajamento. ...
  • Capacitação de colaboradores. ...
  • Experimentação e validação. ...
  • 5 – Acompanhamento de Implementação. ...
  • Fortalecimento de marca em inovação.

Esses três pilares são: sucesso, esforço e emoção.

A inovação nem sempre significa criar algo novo, mas também reinventar aquilo que já existe, com pequenas adaptações. Isso também é ser criativo e pode ocorrer com produtos, serviços, comunicação, projetos, processos internos, enfim, em todas as áreas da empresa.

Dicas e estratégias para inovar com eficácia

  1. Adote uma abordagem disciplinada e estruturada. ...
  2. Concentre-se nas necessidades do cliente. ...
  3. Abra as portas para novas contribuições. ...
  4. Estimule o engajamento dos funcionários. ...
  5. Crie uma cultura de empreendedorismo. ...
  6. Mantenha a mente aberta.

Quais as principais fontes de inovação?

  1. 1 – Inovação interna. ...
  2. 2 – Inovação aberta. ...
  3. 3 – Consultoria de inovação. ...
  4. 4 – P&D. ...
  5. 5 – Transferência de tecnologia.

Produtos inovadores são aqueles que introduzem uma nova ideia, método, tecnologia ou uso que proporciona um valor significativamente maior para o cliente do que as soluções existentes.

Saber inovar não é apenas criar um produto inédito para o mercado. É promover mudanças que tragam benefícios para a organização em que se trabalha. Sendo assim, um profissional inovador é capaz de antecipar tendências, encontrar soluções para os problemas da empresa e otimizar resultados.

Geralmente argumenta-se que a melhoria é, simplesmente, “fazer algo já existente de uma maneira melhor”, enquanto a inovação é “fazer algo diferente” (McAdam et al., 1998; Prajogo & Sohal, 2001).

A última grande invenção desta lista é o que você está vendo agora: a internet. Uma rede que junta milhares de computadores, celulares, aparelhos de televisão, videogames…

Inovação é uma ideia implementada que gera valor para o negócio alinhada a estratégia corporativa. Essa ideia pode estar relacionada a criação de algo novo ou o aprimoramento de algo já existente na empresa, como processos, produtos, serviços, modelos de negócio.

Sendo assim, investir em inovação permite que novos negócios sejam muito mais competitivos, estejam ao nível de seus concorrentes e tenham condições de, em pouco tempo, superá-los. A cultura de inovação faz com que os colaboradores se mantenham atentos ao surgimento de novas oportunidades e nichos de mercado.

Ao inovar, as empresas não ganham apenas em competitividade, mas também encontram novas formas de reduzir custos, construir um forte valor de marca, estabelecer novas parcerias, diminuir a rotatividade de colaboradores e aumentar a produtividade.