O que é ingurgitamento mamário e quais os sintomas?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

O ingurgitamento mamário consiste no enchimento patológico excessivo das mamas com leite, deixando-as doloridas e tensas, o que dificulta o aleitamento. Deve ser diferenciado da plenitude mamária normal, às vezes referida como ingurgitamento mamário fisiológico, que ocorre entre os dias 2 a 3 pós-parto.

O primeiro é discreto e representa um sinal positivo de que o leite está descendo. Não requer intervenção. Já no ingurgitamento patológico, a distensão tecidual é excessiva, causando grande desconforto, às vezes acompanhado de febre e mal-estar.

O que é o ingurgitamento? O ingurgitamento (ou ingurgitamento mamário) é, na verdade, a produção e acúmulo patológicos e excessivos de leite nas mamas. Assim, de tão cheios de leite, a região dos seios torna-se dolorida e densa. dificultando o momento da amamentação.

Você pode usar compressas frias (cuide para não estar exageradamente fria) cerca de 10 minutos após ordenhar o leite para aliviar o edema da mama. O segredo para aliviar o ingurgitamento mamário é ORDENHA e o BEBÊ MAMANDO COM FREQUÊNCIA!

O ingurgitamento pode ser classificado, de acordo com o local da mama acometido, em lobular, lobar, ampolar, glandular obstrutivo e glandular não obstrutivo. No tipo lobular, um ou mais lóbulos estão cheios de leite, sendo assim, a dor pode ser sentida em pontos espalhados da mama.

O que é dor na mama? A mastalgia, mais conhecida como dor na mama, é causada por fortes alterações hormonais, como as que acontecem na menopausa ou menstruação. A dor na mama também pode estar relacionada com situações mais graves como mastite da amamentação, presença de cistos no seio, ou até mesmo, câncer de mama.

Os sinais de um canal de leite obstruído podem ser graduais. Um canal de leite bloqueado pode surgir como um nódulo doloroso do tamanho de uma ervilha ou maior e, ocasionalmente, apresentar-se com uma pequena bolha branca no mamilo.

Veja outros sintomas comuns em um quadro de leite empedrado:

  • sensação de mal-estar;
  • áreas avermelhadas nos seios;
  • mamilos com aspecto achatado;
  • nódulos doloridos;
  • pele brilhosa;
  • vazamento de leite;
  • febre ou calafrios.

O teste mais usado para detectar mastite clínica é o teste da caneca de fundo escuro. Existem também outras formas de identificar mastite clínica como, por exemplo, pela observação do úbere. Caneca de fundo escuro tem a mesma finalidade que a caneca telada.

Existem várias razões para ter nódulos e altos numa mama lactante. Uma das mais comuns é um canal bloqueado, obstruído por leite, que dá origem a um nódulo duro que pode ser doloroso e sensível. Massaje a zona afetada, principalmente quando amamentar ou extrair leite, para ajudar a libertar a obstrução.

Mastite é uma inflamação da glândula mamária, seguida de infecção por bactérias, em geral, por estafilococos. O problema ocorre quando existe um acúmulo de leite retido nos ductos lactíferos, canais que levam o leite materno desde os alvéolos mamários, onde é produzido, até o seio lactífero situado atrás da aréola.

O empedramento do leite materno
Tecnicamente chamado de ingurgitamento mamário, o leite empedrado acontece por retenção e acúmulo de leite nos alvéolos da mama. Algumas mulheres podem produzir muito leite, fatalmente prejudicando o bebê durante as mamadas.

Nos primeiros dias após o parto, é normal que a mulher sinta uma dor moderada nos seios. As mamas estão se preparando para a produção e a descida do leite: é a apojadura. Durante esse processo inicial, é produzido o colostro, o primeiro leite, extremamente rico em anticorpos para o bebê.

“Se a mãe sentir dor e tiver as fissuras, a primeira medida é corrigir a forma de o bebê amamentar. Não adianta passar pomada cicatrizante se o bebê continua mamando errado. Depois, os cremes de lanolina são hidratantes, assim como de óleo de girassol, que é também cicatrizante.

No recipiente utilizado para alimentar o bebê (que esteja em temperatura ambiente), o leite materno pode ficar por, no máximo, 2 horas. Este é o período seguro para evitar que micróbios tomem conta do alimento e prejudiquem o bebê.

Os 7 principais sintomas

  1. Aumento de volume na mama. Esse sinal pode ser apenas uma Alteração Funcional Benigna da Mama (AFBM), mas também pode indicar a presença de um tumor maligno. ...
  2. Vermelhidão aparente. ...
  3. Secreção mamilar. ...
  4. Retração mamilar. ...
  5. Surgimento de nódulo palpável. ...
  6. Descamação mamilar. ...
  7. Dores.

Dor na mama que é grave ou que dura mais de um mês deve ser avaliada. A realização ou não dos exames depende dos outros sintomas da mulher. O tratamento depende da causa, mas medicamentos como paracetamol ou AINEs podem ajudar a aliviar dor em alguns casos.

Dor na mama ou mamilo. Inversão do mamilo. Eritema (vermelhidão) na pele. Edema (inchaço) da pele.