O que é íngua no intestino?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

Ínguas é como são, popularmente, chamados os gânglios linfáticos quando eles estão aumentados. A presença de ínguas, na maioria das vezes, está associada a inflamações leves e passageiras do corpo, mas também existe a possibilidade de elas serem consequência de doenças autoimunes ou tumores.

Uma íngua pode trazer sinais de preocupação quando persiste por período prolongado e/ou quando está associada a outros sintomas, tais como febre, sudorese excessiva, perda de peso, dor, engasgos, falta de ar e etc. As características do nódulo também precisam ser avaliadas para saber se é necessário uma atenção maior.

Os linfonodos (gânglios linfáticos) são pequenas estruturas que funcionam como filtros para substâncias nocivas. Eles contêm células do sistema imunológico que ajudam a combater infecções atacando e destruindo germes que são transportados pelo líquido linfático. Existem centenas de gânglios linfáticos em todo o corpo.

Qualquer tipo de câncer pode causar ínguas, mas alguns mais característicos são o linfoma, câncer de mama e câncer de pulmão, por exemplo.

O tratamento desse tipo de íngua também pode contar com medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios, além de recomendações médicas como se hidratar e repousar o máximo que puder para que o caroço desapareça de forma rápida.

Em geral, precisa ser avaliado por um médico especialista, um Cirurgião de Cabeça e Pescoço, quando esses sintomas aparecem na região cervical.

Sintomas de câncer nos linfonodos: linfonodos muito endurecidos, aderentes a outros locais, não causam dor, tem superfície irregular, mais de 2 cm e crescem ainda mais de tamanho ou aparecem outros “caroços” pelo corpo.

Probenxil gel é um medicamento anti-inflamatório tópico que age sobre a região inflamada aliviando o inchaço e a dor. A formulação do medicamento foi desenvolvida especialmente para ser friccionada sobre a pele.

Quando um nódulo na mama é preocupante? Todo nódulo palpável na mama deve ser analisado. Nódulos espessos, endurecidos e de bordas irregulares são mais preocupantes e merecem uma atenção especial, devendo ser avaliados prontamente por profissional médico e realizados os exames necessários.

DST prováveis: Gonorreia, clamídia, tricomoníase, micoplasma, ureoplasma. Sintomas: Presença de feridas na região genital (pode ser uma ou várias), dolorosas ou não, antecedidas ou não por bolhas pequenas, acompanhadas ou não de “íngua” na virilha.

Elas são muito comuns e podem ter as mais diversas causas, desde inflamações localizadas sem maior importância, até câncer. Por isso, é muito importante sabermos quando devemos nos preocupar e procurar um médico.

A maioria dos linfonodos aumentados estão relacionados a infecções, traumas ou inflamações no corpo. No entanto, quando ficam inchados por muito tempo, são endurecidos e não causam dor, podem ser um sinal de câncer.

A apresentação clínica do linfoma intestinal não é específica e os pacientes apresentam sintomas, como dor abdominal do tipo cólica, náuseas, vômitos, perda ponderal e raramente sintomas obstrutivos agudos, intussuscepções, perfuração ou diarréia ².

O linfoma é um tipo de câncer que acomete as células do sistema linfático, localizadas em diversas partes do corpo. O desenvolvimento da doença no intestino delgado é raro, mas pode acontecer, principalmente, de forma secundária, a partir da metástase de um linfoma em outra região.