O que é infinitivo em espanhol?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

O infinitivo possui três formas: a dos verbos terminado em -ar (amar), em -er (comer) e em -ir (sorrir). Na oração, costuma desempenhar a função do substantivo. Ademais, expressa ação determinada. / El infinitivo posee tres formas, la de los verbos terminados en -ar (amar), en -er (comer) y en -ir (sonreír).

Vale lembrar que em espanhol há três tipos de conjugações verbais: 1ª CONJUGAÇÃO: TERMINAÇÃO EM -AR. 2ª CONJUGAÇÃO: TERMINAÇÃO EM -ER. 3ª CONJUGAÇÃO: TERMINAÇÃO EM -IR.

As regras de conjugação dos verbos em espanhol estão, diretamente, ligadas com a terminação. De acordo com as últimas letras do verbo no infinitivo, eles são classificados em três grupos: verbos de primeira conjugação (terminados em –ar), segunda conjugação (final –er) e terceira conjugação (final –ir).

São três as formas nominais do verbo: gerúndio, particípio e infinitivo, derivadas do tema (radical + vogal temática) acrescido das desinências: -r: para o infinitivo: cantar, conhecer, sorrir. -do: para o particípio: cantado, conhecido, sorrido.

O infinitivo possui duas formas:

  1. infinitivo com "to" = to + radical do verbo.
  2. infinitivo sem "to" (ou "zero infinitive") = radical.

Infinitivo impessoal: fazer. Infinitivo pessoal: fazer, fazeres, fazer, fazermos, fazerdes, fazerem. Gerúndio: fazendo.

Flexão obrigatória
Exceção: com os verbos ver, ouvir, sentir, mandar, fazer, a flexão do infinitivo é facultativa mesmo com sujeitos diferentes. Em geral, não se flexiona. Esta é a última sessão de debates antes de os senadores votarem a proposta (sujeitos diferentes).

A forma “pode”, sem acento, é usada no tempo presente. Já a forma “pôde”, com acento, é usada no tempo pretérito perfeito. A forma verbal “poder” é a forma nominal no infinitivo do verbo.

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

Os tempos verbais indicam o momento em que ocorre essa ação.

  1. Ação no passado (pretérito): ocorreu antes do momento da fala.
  2. Ação no presente: ocorre no momento da fala.
  3. Ação no futuro: ocorrerá depois do momento da fala.

São elas: primeira conjugação (verbos terminados em –ar); segunda conjugação (verbos terminados em –er); terceira conjugação (verbos terminados em –ir).

São eles: Yo/ Tú/ Él/ Ella/ Usted / Nosotros/ Vosotros/ Ellos/ Ellas/ Ustedes. É possível também utilizar os pronomes pessoais em espanhol como objeto em uma frase.

Flexiona-se o infinitivo quando o seu sujeito e o do verbo principal são diferentes: Acreditamos todos (nós) serem os candidatos (eles) muito bons. / Peço-lhes (eu) o favor de não chegarem (vocês) atrasados. / Convém saírem vocês primeiro. / O chefe julgava estarem seus empregados superados.

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. Exemplos: Sou feliz.

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

Assim como em português, o infinitivo é o verbo na sua forma pura (fazer, andar e sorrir). Quando passamos para o inglês, o infinitivo é expressado com to + verb. Por exemplo: to do, to walk e to smile. Já o gerúndio, expressa uma ação contínua por meio de um verbo (fazendo, andando e sorrindo).

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

Conjugação

Formas impessoais
Infinitivoa foi foire
Gerúndiofoind
Particípiofoit

O verbo “ser” é um verbo anômalo, variando bastante em suas formas conjugadas. O verbo “ser” é um dos verbos mais usados na língua portuguesa, mas que apresenta uma conjugação fora do padrão regular. Ele expressa um estado permanente, sendo um dos principais verbos de ligação e auxiliares no idioma.

Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver. Exemplos: A plateia é toda jovem.