O que é infecção por Gardnerella?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

Saúde da Mulher: saiba o que é gardnerella - Eurofarma. A Gardnerella vaginalis é uma bactéria que provoca a vaginose bacteriana, uma infecção que acontece na região da vagina. Esta bactéria faz parte da flora normal do organismo da mulher, principalmente das que são sexualmente ativas.

É uma infecção genital causada pela bactéria Gardnerella Vaginalis. Essa bactéria compõe a microbiota vaginal naturalmente, mas quando há desequilíbrio na microbiota e redução na quantidade de lactobacilos, algumas bactérias se sobressaem. Com isso, o excesso de Gardnerella Vaginalis produz a infecção.

É um coco gram-variável e anaeróbio facultativo. É encontrada na flora vaginal e secreções uretrais de homens e mulheres sem doença. Tem sido relatada como importante causa de balanopostite por não Candida sp. O tratamento principal consiste na utilização de metronidazol.

Entre as dicas de tratamento estão: Iogurte probiótico que aplicado no local ajuda a repor os suprimentos da flora vaginal por conter o Lactobacillus acidophilus vivos; Garcinia Cambogia combatem as bactérias nocivas que podem aparecer na vagina por reforçar o sistema imunológico.

Introdução: A Gardnerella vaginalis facilita a infecção pelo papilomavírus humano (HPV).

Apesar de não ser considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), ela pode tanto ser desencadeada durante o ato sexual, pelo contato com o pH elevado do sêmen, quanto ser transmitida durante o contato íntimo¹,².

Algumas bactérias são bem-vindas e outras são prejudiciais, como no caso da Gardnerella, uma bactéria que quando presente no endométrio, a parede interna do útero da mulher, pode causar abortos ou impedir a implantação do embrião.

Uma mistura de algumas gotas de óleo de alho com óleo de coco, diluídas e passadas diretamente na área afetada, vai tratar a infecção e aliviar os sintomas. Ou ainda, você pode amassar alguns dentes de alho e misturar em água, e usar essa solução para lavar a vagina.

A vaginose provoca sintomas como corrimento vaginal de odor fétido, semelhante ao de um peixe podre, o qual pode apresentar um aspecto cremoso, fluido ou bolhoso e cor branco-acinzentado. Vale salientar que, na metade das mulheres que apresentam a bactéria Gardnerella vaginalsi, os sintomas não estão presentes.

Gynopac tem ação efetiva na eliminação dos germes mais frequentemente encontrados nas infecções da vulva (região externa dos genitais femininos) e da vagina, isoladamente ou associados: Candida albicans (um tipo de fungo), Trichomonas vaginalis (um protozoário) e Gardnerella vaginalis (bactéria).

A bactéria Gardnerella vaginalis pode ser responsável por ser a facilitadora de o HPV entrar nas lesões epiteliais das camadas basais e parabasais, aumentando assim as chances de risco do desenvolvimento do Câncer do Colo Uterino, pois a partir da redução de Lactobacilos spp., há uma susceptibilidade de ferimentos e ...

A Gardnerella vaginalis é uma bactéria que faz parte da flora normal, principalmente das mulheres sexualmente ativas.Ela encontra-se entre os grupos causadores das vaginoses bacterianas.

evitar o uso de roupas íntimas apertadas;

  1. não utilizar duchas vaginais ou higienizantes íntimos com frequência;
  2. higienizar a vulva sempre de frente para trás após urinar;
  3. consultar o ginecologista periodicamente.

Não se deve tratar. Só há indicação de tratamento em pacientes sintomáticas (queixa clínica de corrimento vaginal); ou resultado positivo para Gardnerella no citopatológico de pacientes que vão realizar um procedimento ginecológico (histerectomia ou interrupção da gravidez), visto risco de infecção cirúrgica.

Saiba quais são eles:

  1. Consumo excessivo de açúcar: – Sabe aquele docinho depois do almoço? Então, tente equilibrar. ...
  2. Pães: – Sabe aquele pãozinho do café da manhã ou do lanche? ...
  3. Massas: – Adivinha qual é componente que mais tem abundância na massa? ...
  4. Frutas Ácidas:

Corrimento espumoso (às vezes parece “pus”) e amarelo-esverdeado é um sintoma de uma infecção comum e facilmente tratável causada por Trichomonas vaginalis chamada tricomoníase ou clamídia. Seu corrimento pode ser amarelo escuro, verde-amarelado ou verde-acinzentado, e provavelmente presente em grande quantidade.

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.