O que é inervação em anatomia?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 15 votos

substantivo feminino [Anatomia] Distribuição de fibras nervosas e de suas ramificações por um organismo ou parte do corpo. [Anatomia] Suprimento nervoso ou a condução de impulsos nervosos de um local para outro.

Prover de nervos. Atingir um órgão, falando-se de um nervo: o grande hipoglosso inerva a língua.

INERVAÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES: O PLEXO BRAQUIAL
Suas partes são, de medial para lateral: raízes, troncos, divisões e fascículos. Todos os nervos principais que suprem os membros superiores se originam do plexo braquial, a maioria deles são ramos terminais dos seus fascículos.

A inervação do coração refere-se à rede de nervos responsáveis pelo funcionamento do coração. O coração é inervado por fibras simpáticas e parassimpáticas do ramo autonômico do sistema nervoso periférico.

Significado de Inervação
substantivo feminino [Anatomia] Distribuição de fibras nervosas e de suas ramificações por um organismo ou parte do corpo. [Anatomia] Suprimento nervoso ou a condução de impulsos nervosos de um local para outro.

Cada nervo inerva alguns músculos (inervação motora): Nervo axilar – músculos deltóide e redondo menor; Nervo radial – músculos posteriores do braço, antebraço e mão. Músculos principais = tríceps braquial, supinador, braquiorradial, extensor radial longo e curto do carpo.

Plexo Braquial

Segundo Ekman (2000), a inervação dos MMSS é feita pelo Plexo Braquial que é formado pelos ramos anteriores dos nervos espinhais cervicais (C5 à C8) e pelo primeiro nervo torácico T1.

O nervo radial (NR) é o principal entre os nervos que se originam do fascículo posterior do plexo braquial. Ele inerva todos os músculos do compartimento posterior do braço e do antebraço.

inervação

  1. ato ou efeito de inervar; comunicação de atividade nervosa a.
  2. ANATOMIA distribuição dos nervos num organismo ou em parte de um organismo.
  3. FISIOLOGIA conjunto dos fenómenos que se manifestam no organismo com intervenção dos centros do sistema nervoso.

Inervação da língua
Todos os músculos da língua são inervados pelo nervo hipoglosso (NC XII), exceto o músculo palatoglosso, que é suprido pelo nervo vago (NC X). A inervação sensitiva é levada por vários nervos: Sensação geral e paladar do terço posterior da língua: nervo glossofaríngeo (NC IX)

A inervação sensitiva da face é realizada pelo nervo trigêmio, V par craniano, que possui seu núcleo (ponto de localização dos corpos dos neurônios) localizados na ponte. Logo em sua saída, o nervo trigêmio é dividido em três ramos ou nervos, denominados: nervo frontal, nervo maxilar e nervo mandibular.

O nervo facial proporciona a inervação motora para todos os músculos cutâneos da cabeça e pescoço. A porção sensorial recebe o nome de nervo intermédio e atua na sensibilidade muscular e gustatória.

nervo mediano

O nervo mediano possui também uma importante função na inervação sensitiva para grande parte da pele da face palmar da mão e a pele do polegar, indicador, dedo médio e parte lateral do dedo anelar.

O nervo radial é ramo da corda posterior do plexo braquial. Ele inerva o músculo tríceps, que realizada a extensão do cotovelo.

O músculo esquelético é altamente vascularizado por nervos motores (eferentes) do sistema nervoso periférico, que se originam da medula espinhal. Cada fibra nervosa pode inervar de uma a mais de 150 fibras musculares, processo conhecido como placa motora.