O que é indispensável em um relacionamento?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Respeitar o outro é conhecer o seu tempo, é entender suas imperfeições, é aceitar sua individualidade, proteger suas vulnerabilidades, é compreender, de forma empática, as muitas nuances do seu jeito peculiar de ser.

O amor é essencial, mas não suficiente! Porque o amor pode ser a base, contudo toda relação precisa de seus pilares para crescer. É necessário compromisso, esforço, honestidade, afeto, empatia, paciência com os limites alheios e os próprios, assim como planos compatíveis para uma vida.

5 dicas para um relacionamento dar certo

  1. 1 – Confie no outro. A confiança é a base de um relacionamento sólido. ...
  2. 2 – Não guarde mágoas. Sabe aquela resposta que seu parceiro te deu e você não gostou? ...
  3. 3 – Mantenham momentos individuais. Quer receber mais conteúdos como esse? ...
  4. 4 – Saia da rotina. ...
  5. 5 – Expresse seus sentimentos.

O carinho, amor e afeição ajudam muito, é claro. Esses sentimentos são a cola que une os casais, mas, para que a relação seja duradoura, também é preciso levar em consideração outros elementos. Construir uma relação afetiva saudável requer compreensão, empatia e paciência, além de amor.

Respeito
Esta é a base principal de um relacionamento. Sem respeito, não existe amor, já que somente através do respeito podemos chegar a amar o outro. Respeito às opiniões, respeito ao jeito de ser, respeito às vontades.

A comunicação é a prioridade para os homens. Eles procuram mulheres que respondem as perguntas com honestidade e tenham opiniões próprias. Homens querem esposas capazes de se defender e que falam como realmente são. Os homens querem uma mulher que não esteja desesperada por um relacionamento.

Basicamente, é possível dizer que um relacionamento saudável é baseado no respeito, carinho, atenção, cumplicidade, confiança e autonomia. Ou seja, promove o bem-estar para ambas as partes envolvidas e, além disso, estimula a capacidade de amar e ser amado.

O problema pode estar em nós (baixa autoestima, traumas de infância, relacionamentos passados não resolvidos…). No entanto, em outros casos o foco problemático não está em nós, mas em um parceiro que não cuida da relação como deveria. Ele pode não estar lhe dando apoio emocional adequado.

Nem sempre o amor é o suficiente para ficar com alguém e entender que cada um é responsável pela construção de um relacionamento sólido, é o que possibilita que cada um reflita sobre seus comportamentos e se disponha a fazer o seu possível para que o outro se sinta satisfeito ao seu lado.

Sentimento comum
“Às vezes, me sinto insuficiente”. Saiba que todo mundo passa por isso, é algo totalmente normal. Por isso, se deixe sentir esse sentimento, não fuja do que está sentindo e procure entender o que que está acontecendo. Vá além e procure ver como terminou nessa situação.

A psicóloga e sexóloga Letícia García compartilha conosco os 4 pilares fundamentais de um relacionamento: comunicação, confiança, cumplicidade e criatividade.

- Diálogo: Esse é o pilar fundamental de qualquer tipo de relação. Sem diálogo, o relacionamento fica difícil, pois as pessoas não se entendem, não compartilham pontos de vista, não solucionam conflitos e etc.

Principais hábitos de um casal feliz

  • Dedique tempo, energia e amor ao seu relacionamento! Isso é muito importante para ter uma relação longa e feliz.
  • Tenham projetos juntos. ...
  • Cultivem interesses em comum! ...
  • Preze pela comunicação. ...
  • Cultive o apoio mútuo.

O amor maduro é aquele capaz de suportar o risco e a constatação de que não há garantias. Como diz Vinícius de Moraes: “que seja eterno enquanto dure”.

O importante é que a atividade seja compartilhada a dois. Além de ser bom para a saúde, vocês motivam um ao outro, e o tempo juntos fortalece a relação. Os sentimentos, os problemas e também os momentos de lazer. Não precisa ser tudo, um tanto de individualidade faz bem, mas deve existir uma comunhão na vida do casal.

Estabelecer a comunicação é fundamental na vida a dois
Uma coisa importante que os casais precisam valorizar desde o primeiro momento é a comunicação. Para manter uma boa convivência, ambos devem aprender ferramentas eficientes e gentis, visando lidar com os conflitos da melhor forma a não magoar ou ofender o parceiro.

O que NOS une é maior e mais forte de que o que nos SEPARA! - Pensador.

Abaixo partilho contigo 3 desses desafios. Ao trazê-los à consciência estás a tomar o primeiro passo para os superar. Vamos lá!

  • PRETENDER QUE NÃO SÃO ALTAMENTE SENSÍVEIS. ...
  • ESTABELECER LIMITES SAUDÁVEIS. ...
  • ASSUMIR O PAPEL DE CUIDADOR DO OUTRO.

Segundo Victor Dias, um relacionamento afetivo é composto de 3 pilares: o Pilar Amoroso, o Pilar da Conveniência e o Pilar Compensatório.

Um relacionamento tóxico envolve a tentativa de uma pessoa manipular, controlar e isolar a outra. É uma relação em que não existe vínculo de respeito, mas em que uma pessoa manda e a outra é subjugada.

Os homens odeiam falar a todo o momento sobre seus sentimentos. Se quer ir longe no seu relacionamento, discuta-o em conta-gotas. Não adianta lutar contra a natureza: mãe é mãe, e sempre será a número um. Não caia na bobeira de querer brigar pelo lugar dela.