O que é índice de Castelli 1 e 2?

Perguntado por: ddorneles4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

O Índice de Castelli corresponde a um cálculo matemático realizado entre as frações do colesterol. Existem dois cálculos possíveis – o Índice de Castelli I, onde é realizada a razão entre o colesterol total e o HDL e o Índice de Castelli II, onde é realizada a razão entre a fração LDL e o HDL.

Foram considerados como valores referenciais normais para Índices de Castelli I < 5,1 , Índices de Castelli II < 3,3 e PCR < 6,5 mg/L.

Índice de Castelli I = colesterol total / HDL; Índice de Castelli II = LDL /HDL.

Praticar atividade física, ingerir alimentos ricos em fibra e parar de fumar também ajuda a controlar o colesterol, reduzindo os níveis de LDL e aumentando os de HDL.

Os valores considerados normais devem ser estar em torno de 200mg/dL; Ligeiramente altos quando estão entre 200 e 239 mg/dL e altos quando estão acima de 240 mg/dL.

Colesterol LDL menor que 130 mg/dL, se a pessoa tem dois ou mais fatores de risco (risco intermediário de doença cardíaca).
...

  1. Menos de 100 mg/dL – nível ideal.
  2. 100-129 mg/dL – acima do ideal.
  3. 130-159 mg/dL – nível limítrofe.
  4. 160-189 mg/dL – nível alto.
  5. GMais de 189 mg/dL – muito alto.

Tontura, mal estar, falta de ar, cansaço e aumento da circunferência abdominal podem ser sintomas de que a quantidade de gordura do organismo está em desequilíbrio e que é hora de mudar o estilo de vida.

Como elevar o HDL?

  1. 1 – Pratique exercícios aeróbicos. ...
  2. 2 – Perca peso para aumentar o HDL. ...
  3. 3 – Pare de fumar. ...
  4. 4 – Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. ...
  5. 5 – Consuma gorduras saudáveis. ...
  6. 6 – Consuma mais fibra.

Se for homem, subtraia 3 pontos se seu nível de LDL estiver abaixo de 100 mg/dL e acrescente zero para 100-159 md/dL, 1 para 160-190 mg/dL e 2 pontos para mais de 190 mg/dL. Se for mulher, subtraia 2 pontos se seu nível de LDL estiver abaixo de 100 mg/dL e acrescente zero para 100-159 md/dL e 2 para 160 mg/dL ou mais.

O colesterol VLDL é um tipo de gordura no sangue. É considerado uma das formas “ruins” de colesterol, juntamente com o colesterol LDL e os triglicerídeos. Isso ocorre porque níveis elevados de colesterol podem entupir suas artérias e levar a um ataque cardíaco.

Para tal, aplica-se a fórmula LDL= CT-HDL –TG/X, onde X é um fator que varia de 3,1 a 11,9, dependendo da concentração encontrada de triglicérides na amostra.

A equação é a seguinte: LDL + HDL + (triglicerídeos/5) = colesterol total. Por exemplo, se você tiver 100 de LDL, 60 de HDL e 150 de triglicerídeos, a equação deve ser: 100 + 60 + (150/5).

Assim como o CT, o colesterol não-HDL é um marcador do exame de perfil lipídico utilizado para estimar a quantidade de lipoproteínas que causam aterosclerose. Em outras palavras, é a soma dos colesteróis ruins: IDL+LDL+VLDL.

A fórmula de Friedewald, [LDL] = (CT - HDL) - (TG/5), envolve várias etapas como, as determinações diretas do colesterol total (CT), colesterol HDL (HDL) e triglicérides (TG), consequentemente, cada quantificação contribui com uma potencial fonte de erro.

Quem tem colesterol pode comer ovo cozido todos os dias? Pode sim! O ovo é um alimento nutritivo, fonte de colina, proteína, boa gordura e demais nutrientes, sem contraindicações, exceto para quem tem alergia ao mesmo. Sendo assim, até mesmo pessoas com alterações no colesterol podem consumir ovos.

Colesterol LDL (Colesterol ruim):
Normal menor que 130 mg/dL para pessoas com baixo risco cardiovascular. Normal menor que 70 mg/dL para pessoas de alto risco para doenças cardiovasculares.