O que é verbo indicativo exemplos?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

O modo indicativo manifesta ações habituais, bem como expressa tanto fatos presentes, como passados ou futuros. Exemplos: Caminho todas as manhãs. (acontece) Caminhei ontem à noite. (aconteceu)

Modo indicativo
A pessoa falante apresenta uma posição de certeza e segurança, exprimindo a ação com precisão. Frases no modo indicativo: Ontem eu comprei uma blusa nova. Nós estudaremos para a prova a partir de amanhã.

São verbos que expressam ordens ou pedidos, típicos do modo imperativo, nessa tira: A) mandar, apagar, amassar. B) dar, apagar e amassar.

Indicativo

  1. Presente. eudurmo-o. tudorme-lo. eledorme-o. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eudormia-o. tudormia-lo. eledormia-o. ...
  3. Pretérito Perfeito. eudormi-o. tudormiste-o. eledormiu-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eudormira-o. tudormira-lo. ...
  5. Futuro do Presente. eudormi-lo-ei. tudormi-lo-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. eudormi-lo-ia. tudormi-lo-ias.

O modo indicativo é usado para transmitir um acontecimento certo e real. Através dos tempos verbais do modo indicativo, é possível expressar uma ação de forma precisa e segura. O modo indicativo é um dos modos verbais, juntamente com o modo subjuntivo e o modo imperativo.

Na nossa Gramática, os Tempos verbais são: Presente, Pretérito e Futuro. Os tempos servem para indicar as formas, os estados ou fenômenos demonstrados pelos verbos. Já os Modos verbais compõem os tempos verbais nos modos: Indicativo, subjuntivo e imperativo.

Verbos no indicativo
O modo indicativo é usado para transmitir um acontecimento certo e real. Através dos tempos verbais do modo indicativo, é possível expressar uma ação de forma precisa e segura. O modo indicativo é uma dos modos verbais, juntamente com o modo subjuntivo e o modo imperativo.

Os verbos no infinitivo terminam em -ar, -er, -ir. O infinitivo não está relacionado com nenhum modo ou tempo verbal. É uma das formas nominais do verbo, podendo desempenhar a função de um verbo ou a função de um nome.

Terminações do presente do indicativo (verbos regulares)

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -o. (Tu) radical + -as. (Ele) radical + -a. (Nós) radical + -amos. (Vós) radical + -ais. ...
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -o. (Tu) radical + -es. (Ele) radical + -e. (Nós) radical + -emos. (Vós) radical + -eis. ...
  3. ª conjugação (-ir)

Os modos verbais são: indicativo, subjuntivo e imperativo. Eles indicam se os verbos manifestam certezas, possibilidades ou ordens.

O modo imperativo é uma flexão verbal associada ao ato de dar uma ordem ou fazer um pedido. Ele apresenta duas formas, ou seja, pode ser afirmativo ou negativo. Para dar uma ordem, recorremos ao modo imperativo.

Exemplos de frases no modo imperativo
Façam menos barulho! Pare imediatamente! Arrume essa confusão, por favor. Não espere por mim.

Modo usado para dar uma ordem ou advertência
Empregado quando se deseja fazer um pedido ou dar uma ordem a alguém, o modo imperativo é o modo verbal com menos tempos verbais, em comparação com os outros modos usados na Língua Portuguesa (modo indicativo e o modo subjuntivo).

No modo imperativo a pessoa falante leva o seu interlocutor a realizar uma ação, expressando o que quer que ele faça. Assim, a ação transmitida por um verbo no imperativo é um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica.

Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural. Na Língua Portuguesa, podemos escrever o verbo TER, no presente do indicativo, COM ou SEM o acento circunflexo, mas em situações distintas.

No caso das pessoas “tu” e “vós”, o imperativo afirmativo é formado a partir do presente do indicativo, eliminando-se o “s” ao final da conjugação. Para as demais pessoas, a formação é igual à do presente do subjuntivo.

O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.

Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Modos verbais se classificam em indicativo, subjuntivo e imperativo, os quais possuem características diferentes.