O que é indeferimento do pedido do INSS?

Perguntado por: emaldonado5 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

1. O que significa “indeferido”? De forma simples, o indeferimento significa que o requerimento do seu benefício foi analisado pelo INSS, mas foi negado. Isto é, se você solicitou uma aposentadoria, por exemplo, e apareceu que o seu requerimento foi indeferido, a sua aposentadoria não será paga.

Primeiramente, o próprio cidadão pode iniciar a ação na Justiça. Porém fazer isso sem o auxílio de um profissional, pode gerar dores de cabeça indesejáveis. Neste caso, a pessoa deve procurar um advogado especialista em INSS, a fim de encaminhar o processo da melhor maneira possível.

Indeferido é um termo muito utilizado na área jurídica, por exemplo, em uma audiência quando uma das partes faz um pedido, e o juiz nega, essa solicitação foi indeferida, ou seja, não foi aceita, portanto a pessoa não poderá seguir adiante com o processo, ou com o que ela havia solicitado.

Auxílio-doença indeferido: o que a empresa deve fazer? Caso o seu benefício seja indeferido, a empresa deve se responsabilizar por encontrar alguma alternativa, como tentar readaptar o trabalhador em outra função que esteja apto a exercer.

O que fazer quando o auxílio doença for indeferido
Porém, importante mencionar que o pedido deve ser feito em até 30 dias após a perícia médica que foi negada, e também, é fundamental que o segurado faça novos exames e consiga outros laudos para apresentar novas provas para a segunda perícia.

Entre com uma ação judicial
Sem dúvida, a ação judicial é a melhor alternativa a ser feita quando o segurado deseja mais benefícios. Isso porque, por meio dessa ação, o segurado poderá ter os valores retroativos recebidos. Inclusive, essa é uma das melhores formas de reverter o indeferimento do INSS.

Em situações de demora, será possível fazer uma reclamação pela Internet ou por telefone. Ou seja, caso o prazo ultrapasse os 85 dias. Pela Internet, você precisará acessar o site da Ouvidoria do INSS. Já por telefone, uma reclamação poderá ser registrada na Central de Atendimento 135.

Como saber se meu requerimento foi aprovado no INSS? Você pode realizar a consulta pelo site meu.inss.gov.br e clicar em consultar pedido para saber se foi indeferido ou deferido.

É sabido que o INSS nega mais de 60% dos benefícios por incapacidade, se o beneficiário não passa na perícia, ele tem dois caminhos: Pedido de reconsideração e Recurso administrativo.

Portanto, o segurado que tem o auxílio-doença negado pode retornar ao trabalho enquanto espera a decisão judicial. E, mesmo assim, pode receber o auxílio-doença retroativo deste período.

Apresentar um recurso administrativo
Dessa forma, a própria entidade previdenciária vai reanalisar o caso e pode revisar a decisão. Você pode apresentar esse recurso pela plataforma Meu INSS. Mas deve explicar porque o INSS errou ao rejeitar seu requerimento. Ou seja, deve explicar porque tem direito ao benefício.

O que fazer quando a sua aposentadoria é negada pelo INSS!
Se seu benefício foi negado, você tem 3 opções: aceitar, entrar com recurso administrativo ou ingressar com ação judicial.

O que acontece quando o recurso de multa é indeferido? Quando o recurso de multa é indeferido, você ainda pode tentar anular a infração mais uma vez. Porém, isso só é possível caso você esteja na fase de defesa prévia ou do recurso em 1ª instância.

Quando a petição inicial for inepta; Quando a parte for manifestamente ilegítima; Quando o autor carecer de interesse processual; Quando não atendidas as prescrições dos artigos 106 e 321 do CPC.

O prazo que você tem para entrar com este pedido é de 30 dias corridos e o tempo previsto para o CRPS dar a sua resposta é de 85 dias corridos. Lembre-se que existe a possibilidade de utilizar o Mandado de Segurança, caso o Conselho de Recursos extrapole o prazo de 85 dias.