O que é inconsistência ortográfica?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

As inconsistências ortográficas podem ser compreendidas como as diferenças entre letras e sons/fonemas. Elas podem acontecer na leitura ou na escrita. Normalmente elas são percebidas mais na escrita, na direção de som/fonema para letra. Por isso, é mais fácil ler do que escrever de maneira correta.

Ortografia transparente é uma ortografia em que as correspondências entre fonemas e grafemas são consistentes, assim como o que está sendo apontado pela alternativa A. Ela pode ser entendida partindo-se da aplicabilidade das palavras, onde a escrita está em igualdade com a língua falada.

A ortografia é o conjunto de regras que normatiza a escrita das palavras, promovendo a preservação do código, que é a nossa língua portuguesa. Ortografia é o sistema no qual a escrita das palavras está convencionalizada. Graças a ela, a grafia dos vocábulos é preservada e sistematizada.

ORTOGRÁFICA: A criança reconhece a palavra de maneira global, instantaneamente e sem a necessidade de relacionar os sons das letras e sílabas para efetivar a leitura.

Como se desenvolve a memória ortográfica? Em conjunto com a consciência da estrutura interna das palavras – os seus sons, sílabas, constituintes significativos, bizarrias, história, etc.

Critérios para avaliação do conhecimento ortográfico
É possível identificar os acertos e dificuldades através da avaliação de sons e padrões ortográficos e, observar os erros cometidos para que se identifique as principais dificuldades dos alunos.

  • A consciência fonológica, o dialeto oral e a experiência de exposição à escrita. imprensa.
  • A frequência de uso das palavras na língua escrita impressa.
  • A regularidade ou irregularidade na correspondência entre fonemas e grafemas.

Erros de ortografia são comuns. Um erro ortográfico é um erro na forma correta de escrita de uma palavra, bem como no correto uso dos sinais de acentuação e sinais auxiliares da escrita.

Os erros ortográficos

  • Erros de transcrição da fala. ...
  • Erros por supercorreção. ...
  • Erros por desconhecimento das regras contextuais. ...
  • Erros na marcação da nasalização. ...
  • Erros devidos à concorrência. ...
  • Erros nas sílabas complexas. ...
  • Erros por troca de letras. ...
  • Erros de segmentação.

Possui dois tipos de ortografia: fonética e etimológica.
Ortografia etimológica – um mesmo som pode corresponder a diversas letras e cada letra ou grupo pode corresponder a diversos sons, dependendo da história, da gramática e dos usos tradicionais.

Quais são os tipos de informação que, uma vez aprendidos, tornam a ortografia muito mais previsível? Origem e história das palavras.

De outra parte, nos sistemas alfabéticos em que a relação letra (grafema)/fonema é instável, variando muito, os iniciantes têm mais dificuldade de aprendizagem de leitura/escrita. Nesse caso, os sistemas são chamados de opacos.

No estágio ortográfico, a criança passa ao reconhecimento visual direto das palavras, pela estratégia lexical, e não está mais na decodificação — estratégia fonológica.

O estágio ortográfico
Já nesse último estágio ocorre o que conhecemos por estratégia lexical. É o seguinte: o pequeno aprende a ler lexicalmente. Ele faz o reconhecimento visual diretamente da forma ortográfica das letras.

E qual a diferença entre etapa alfabética e ortográfica? Na etapa alfabética, as crianças fazem as construções transparentes entre fonema e grafema. Já na etapa ortográfica, os alunos começam a construir, através do ensino explícito, as regras, memorizar palavras e fazer relações.

A fase ortográfica é caracterizada pela iden- tificação de palavras com base em sua aparência visual, utilizando as represen- tações específicas das letras e não configurações quaisquer.