O que é incapacidade cognitiva do idoso?

Perguntado por: rmartins . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

A incapacidade cognitiva ocorre quando há o comprometimento das funções encefálicas superiores (atenção, memória, linguagem, comportamento, capacidade de julgamento…) suficiente para prejudicar a funcionalidade da pessoa.

As principais etiologias da incapacidade cognitiva abrangem os chamados 4 “Ds”: demência, delirium, depressão e doença mental.

É quando ocorre o comprometimento das funções cognitivas em grau variável, sendo reversível ou não. As capacidades cognitivas envolvem a memória, percepção, linguagem, atenção, a capacidade de julgamento e seu comportamento social.

Para isso acontecer, é necessário um conjunto de capacidades mentais desenvolvidas ao longo dos anos, como memória, atenção, linguagem, criatividade e planejamento. Elas recebem o nome de habilidades cognitivas.

Para identificar o déficit cognitivo são aplicados testes neuropsicológicos com a intenção de avaliar o nível da limitação da criança e, em quais áreas esta é mais ou menos predominante. Esta avaliação mede também as áreas do cérebro que estão comprometidas e que não funcionam do modo como deveriam.

As condições mentais que mais afetam a terceira idade são a depressão, transtornos de ansiedade (pânico e transtorno de ansiedade generalizada), bipolaridade, esquizofrenia e demência – sendo que o principal tipo é a Doença de Alzheimer, seguida pela Demência Vascular.

Entre os mais jovens, a perda cognitiva está mais associada a depressão, ansiedade, estresse excessivo, insônia e outros distúrbios do sono, etc. Já em pessoas um pouco mais velhas, é preciso pontuar que há um maior risco de ser consequência de alguma doença neurodegenerativa, como a Doença de Alzheimer.

O declínio das funções cognitivas é comum com o envelhecimento, mas um estudo da Universidade da Califórnia (UCLA) mostra que ele começa nas mulheres mais cedo do que se imaginava.

Nesse contexto, muitas são as causas reversíveis e irreversíveis dessa incapacidade, dentre elas temos: demência, depressão, delirium e esquizofrenia. Dessa forma, é essencial saber diferenciar essas causas.

No caso dos idosos, o exame é fundamental para identificar problemas neurológicos, doenças neurodegenerativas e demais condições associadas ao envelhecimento, como o declínio cognitivo e a demência.

A principal delas envolve o treinamento da memória, estimulando o paciente a aprender coisas novas. Para quem não está acostumado a ler, recomenda-se a leitura de jornal ou revista, por exemplo. Para quem lê com frequência, a indicação é para ler livros, cujo grau de compreensão seja sempre acima do habitual.

Os resultados demonstraram que a realização de exercício físico e de treino cognitivo contribuem para prevenir o declínio cognitivo, assim como a adesão a uma alimentação saudável, o envolvimento social ativo e a prática de atividades de lazer.

A saúde do idoso é determinada pelo funcionamento harmonioso de quatro domínios funcionais: cognição, humor, mobilidade e comunicação.

Trata-se de um termo abrangente para a gestão dos processos cognitivos, o que inclui, por exemplo, o raciocínio; a flexibilidade de tarefas; a memória, planejamento e execução de trabalhos ou atividades; bem como a resolução de problemas, entre outros.

Novas experiências e desafios são formas interessantes de estimular o cérebro. Se desafiar em coisas novas, como praticar um esporte ou aprender algo totalmente inédito, podem aumentar a flexibilidade do cérebro. Além disso, a interação social também é muito importante na melhora do desempenho cognitivo.

Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

A avaliação neuropsicológica das funções cognitivas analisa atenção, linguagem, memória, capacidade visuomotora e funções executivas, além de conceituação e abstração, habilidades construtivas, humor e personalidade, tendo o objetivo de auxiliar o diagnóstico diferencial entre o envelhecimento normal e o patológico.

O retardo mental se caracteriza por limitações significativas na esfera intelectual, que acabam repercutindo nas áreas de aprendizagem, comunicação, linguagem e habilidades sociais, fazendo com que a pessoa se comporte como se estivesse idade inferior à sua idade cronológica.

CID F79 é o código para Retardo mental não especificado, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

A prática de jogos contribui muito para o funcionamento da memória. O quebra-cabeça, o dominó e o caça-palavras são ótimas formas de entretenimento e estímulo mental. Ou seja, incentivar o idoso a jogar ajuda muito no processo de estimulação cognitiva na recuperação da Covid-19, tendo contraído o vírus, ou não.