O que é imperativo exemplo?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Não é possível conjugar verbo na 1ª pessoa do singular (eu) em nenhum dos dois tempos verbais usados no modo imperativo, porque não há como dar uma advertência, direção ou ordem a si mesmo. Exemplos de frases no modo imperativo: Não corra!

O modo imperativo é um tipo de flexão verbal e está associado à ação de dar uma ordem ou um conselho e fazer um pedido, um convite ou uma súplica. A formação do imperativo afirmativo da segunda pessoa do singular (tu) e do plural (vós) está relacionada à conjugação de verbo no presente do indicativo.

É um adjetivo que expressa uma ordem, que manda com autoridade, que busca imposição. Ex.: Seu discurso tem um tom imperativo. Imperativo é o que representa algo imperioso, que governa de forma incontestável, indiscutível. Ex.: Seu governo é imperativo.

Faça é a forma conjugada do verbo fazer no presente do subjuntivo, na 1. ª pessoa do singular (que eu faça) ou na 3. ª pessoa do singular (que ele faça). É também a forma conjugada do verbo fazer no imperativo, na 3.

2 categórico, contundente, decisivo, definitivo, esmagador, imperatório, impreterível, incontestável, indiscutível, inegável, injuntivo, obrigatório, peremptório, terminante. Ordem: 3 dever, ditame, ordem, imposição, mando, obrigação.

Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas. A intencionalidade do discurso é manifestada através dos diferentes tipos de frases.

No caso das pessoas “tu” e “vós”, o imperativo afirmativo é formado a partir do presente do indicativo, eliminando-se o “s” ao final da conjugação. Para as demais pessoas, a formação é igual à do presente do subjuntivo.

Há três formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio. Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, anômalos, abundantes, defectivos e impessoais. São três as vozes verbais: a voz ativa, a voz passiva e a voz reflexiva.

O hiperativo não consegue permanecer quieto. Ele corre, anda pelo cômodo, mexe nos objetos ao seu redor e fala sem parar, tudo para conter a necessidade de estar sempre ocupando-se com algo. A criança nunca parece se cansar de suas artimanhas e demanda constante atenção dos pais.

Agitação e inquietação
Por isso, a criança não permanece sentada por muito tempo, e está sempre mexendo as mãos e os pés. O hiperativo corre, pula, retira objetos do lugar como se estivesse constantemente buscando se ocupar. Em sala de aula, por exemplo, levanta da cadeira ou caminha pelo ambiente, mesmo sem permissão.

O imperativo afirmativo consiste em um modo verbal no qual o verbo expressa ordem, proibição, convite, conselho, pedido ou súplica. Aqui o falante tem o objetivo de levar o interlocutor a realizar a ação sugerida ou ordenada por ele. Neste modo verbal, a primeira pessoa do singular (eu) não existe.

Os textos instrucionais se caracterizam, sobretudo, pelo uso do imperativo (afirmativo e negativo).

Significado de Pretérito
adjetivo Que já passou; que não faz parte do presente nem do futuro; passado: momentos pretéritos; vida pretérita.

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento.

O contrário de hiperativo é: Principais antônimos de hiperativo: 1 controlado, atento, calmo, concentrado, quieto.

Que expressa uma ordem (tom imperativo); ARROGANTE; AUTORITÁRIO; PREPOTENTE [ Antôn.: humilde, respeitoso. ] sm.

Que ordena, ou exprime uma ordem; autoritário.

Frase é um emaranhado de palavras com sentido completo, que não necessariamente precisa ter um verbo para ter sentido. Por exemplo: “Socorro!” é uma frase com sentido completo, alguém precisa de ajuda, pede por socorro. Claro que existem frases com verbos, mas, quando isso ocorre, essa frase é constituída de orações.

Frase é um enunciado com sentido completo que transmite uma informação. Exemplos : A menina comprou um livro na biblioteca central. O garoto saiu de casa para passear de bicicleta. Maria comeu toda a torta que a avó fez no café.

Oração é uma frase que sempre contém um verbo ou uma locução verbal (dois ou mais verbo que equivalem a um só) e é formada por sujeito e predicado, ou apenas por predicado. Exemplos: Temo pela sua saúde. (Contém uma oração, cuja mensagem transmitida gira em torno do verbo temer.)

Frases com verbos no imperativo afirmativo
Façam silêncio, por favor! Saia daqui imediatamente! Pede o teu cartão de visitante ao porteiro.