O que é imobilização na enfermagem?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

A imobilização é um dispositivo que impede os movimentos de uma extremidade traumatizada, fixando ou prendendo partes do corpo. Este processo de imobilização tem papel fundamental para prevenir e diminuir complicações severas dos traumas de extremidade.

Várias formas de imobilização são utilizadas, como as órteses (robofoot, imobilizadores de lona etc.), as talas gessadas, onde apenas uma parte da imobilização tem gesso e o restante é circulado com faixa elástica (FIGURA 2) e o gesso propriamente dito que circula todo o membro.

A imobilização deve ser feita com o mínimo de tração sem forçar, (se a mesma não provocar dor local muito intensa e não houver resistência) já que a flexão associada ao edema que habitualmente se instala podem comprimir os vasos que passam a nível do cotovelo impedindo o fluxo normal de sangue.

A imobilização vai prevenir a piora do edema local e reduzir a dor ou, pelo menos, prevenir que piore muito, dependendo do dano”, afirma o ortopedista Rodrigo Medeiros.

Para imobilizar use talas de papelão, jornais dobrados, cabos de vassoura, bengalas, galhos de árvore etc. As talas deverão ter comprimento suficiente para ultrapassar e imobilizar (tirar o movimento) duas articulações (juntas), acima e abaixo da fratura. ou gaze, para evitar ferimentos na pele.

Tala articulada de madeira e tala de papelão – são equipamentos indispensáveis na imobilização de fraturas e luxações.

Confecciona e retira aparelhos de imobilização, como talas gessadas e enfaixamentos, de acordo com prescrições médicas.

Técnicas de Imobilização do Judô Um dos objetivos da luta é imobilizar o adversário. Ossaekomi-waza são as técnicas de imobilização.

Talas para fraturas e acidentes
No caso de uma fratura, por exemplo, as talas impedem que haja ruptura de um nervo ou de um vaso sanguíneo por causa do deslocamento de um fragmento do osso. Além disso, elas minimizam as dores, uma vez que o membro fraturado permanecerá estático.

Coloca as suas mãos lateralmente sobre os pavilhões auriculares da vítima, sem movimentar a cabeça (figura 2); 4. Os dedos deverão ser distribuídos de forma a proporcionar uma estabilização eficaz da cabeça da vítima; 5.

O tempo de imobilização também depende, pois varia quando tem ou não fratura. Pode-se colocar algo em torno de, pelo menos, 21 dias”.

Saiba agora quais são os tipos de fraturas mais comuns, que podem ocorrer!

  • Traumáticas e patológicas. Geralmente, esses tipos de fratura ocorrem quando se tem um problema de saúde subjacente, como osteoporose. ...
  • Estresse ou fadiga. ...
  • Simples. ...
  • Expostas. ...
  • Complicadas. ...
  • Completas. ...
  • Incompletas. ...
  • Fratura por compressão.

Imobilização é utilizada para controlar ou abolir movimentos de um membro fraturado e obtenção do reparo da lesão, sendo importante a sua eficácia.

Um alto grau de imobilização do patrimônio líquido significa dizer que há uma dependência do financiamento do ativo circulante da empresa (recursos de curto prazo) em relação ao capital de terceiros (endividamento) uma vez que a maior parte dos recursos próprios foram imobilizados.