O que é imobilização em 8?

Perguntado por: nrocha9 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

O imobilizador para clavícula Mercur em oito é um produto ortopédico que oferece a imobilização adequada para fraturas e luxações da clavícula e região. Acelera o processo de tratamento. É uma órtese indispensável para combater entorses, fraturas ou problemas ósseos ou musculares na região da clavícula!

Normalmente, o tratamento para a clavícula quebrada é feito com a imobilização do braço com uma tipoia imobilizadora, objetivando permitir que a clavícula se mantenha no local correto, acelerando a cicatrização do osso. Essa imobilização deverá ser mantida, no caso de pacientes adultos, por cerca de 4 a 5 semanas.

Não use o produto enquanto estiver dormindo. Caso ocorram irritações na pele, suspenda o uso e consulte o seu médico.

Como usar corretamente uma tipóia?

  1. Colocar o cotovelo dentro da tipoia e apoia-lo bem na sua parte de trás.
  2. Ajustar a faixa ao redor do pescoço.
  3. Ajustar a faixa ao redor do tronco.
  4. Soltar o peso do braço e se necessário fazer ajustes finais.

Várias formas de imobilização são utilizadas, como as órteses (robofoot, imobilizadores de lona etc.), as talas gessadas, onde apenas uma parte da imobilização tem gesso e o restante é circulado com faixa elástica (FIGURA 2) e o gesso propriamente dito que circula todo o membro.

O tratamento da luxação requer prontamente redução seguida de imobilização e geralmente é feita em referência imediata ao ortopedista ou ao departamento de emergência. Em pacientes com menos de 30 anos, o ombro é imobilizado por 3 semanas.

No tratamento conservador a imobilização pode ser feita com um gesso ou com um Gerdy, mais uma vez de acordo com as características da fratura e em geral prolonga-se pelo menos até às seis semanas.

Em cerca de 45 dias ocorre a cicatrização óssea. Alguns pacientes podem precisar também de fisioterapia. Nos casos mais graves, cerca de 20%, a cirurgia pode ser indicada pelo médico ortopedista especialista em ombro.

Uma fratura da clavícula demora de 12 a 16 semanas para consolidar ou colar. Aproximadamente após 2 meses, os pacientes estão com o movimento do ombro próximo da normalidade e com 3 a 4 meses são iniciados os exercícios para ganho de força muscular.

Essas fraturas podem causar dor, inchaço e, às vezes, uma protuberância ou nódulo quando o osso é quebrado. Os médicos geralmente identificam as fraturas da clavícula com base no exame físico, mas tiram radiografias para determinar o local exato da fratura e a extensão da lesão.

Fratura na clavícula: Recuperação
O período pode variar de 3-6 meses, em alguns casos, esse período pode se prolongar ainda mais.

Após uma fratura, o osso leva, em geral, entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento aplicado – com ou sem cirurgia.

Importância das tipoias na recuperação
Em casos em que o gesso não é necessário, as tipoias oferecem estabilidade e limitam o movimento das articulações do punho, cotovelos e ombros, o que pode ser um fator definitivo para a recuperação do paciente e na hora de evitar dores e incômodos.

Uma boa ingesta de leite e derivados que são as principais fontes de cálcio. O cálcio é o principal mineral do osso, sem cálcio a fratura não consolida adequadamente. Evitar o cigarro também é muito importante pois o cigarro atrapalha o processo de consolidação óssea.

Qual modelo devo escolher?

  • Tipoias Velpeau Estofada e Velpeau com Orifício. ...
  • Tipoia Ortopédica e Tipoia em Tira. ...
  • Tipoia Ortopédica com Suporte Duplo. ...
  • Tipoia de Abdução.

Escolha a tipoia correta
Em casos que a necessidade seja imobilização de cotovelos, punho e mãos, e que não existe problema em mover os ombros, os modelos como Tipóia Sacola Simples é indicada e vão auxiliar nessa recuperação.

Quanto tempo deve ser utilizada uma tipoia para a luxação do ombro?? Depende da orientação médica. Mas, na maioria dos casos de primoluxação, a indicação é de três semanas de uso da tipoia para luxação de ombro.