O que é IMEI não cadastrado na base?

Perguntado por: sapolinario . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Caso o resultado diga que o IMEI não está cadastrado na base, isso significa que não existem registros de que aquele aparelho tenha sido furtado. Já caso apareça “impedido”, o aparelho foi dado como roubado pelo usuário original.

Se o IMEI não constar no banco de dados, trata-se de um aparelho não-homologado, ou pirata. A intenção é eventualmente impedir o funcionamento destes aparelhos, bloqueando sua ativação na rede.

A mensagem “não registrado na rede” ou “rede celular não disponível” significa que seu celular não conseguiu encontrar a conexão da operadora. Ou seja, não conseguiu se conectar em nenhuma rede no local e a operadora do seu chip não consegue reconhecer o seu aparelho.

Em resposta ao Tecnoblog, a Anatel afirma que somente quem solicitou o bloqueio do IMEI de um aparelho pode solicitar o desbloqueio. A agência esclarece que o processo de desbloqueio deve ser feito diretamente com a operadora de celular ou a entidade que realizou o bloqueio do IMEI — como uma unidade de polícia civil.

Para facilitar a recuperação dos itens, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) criou o sistema Alerta Celular em maio de 2021, com um banco de dados que agiliza na identificação de celulares recuperados em ações policiais.

Consulte se o IMEI é cadastrado
Todo celular, seja original ou não, possui o código de identificação chamado IMEI. É possível consultar esse número na caixa do produto ou, se estiver com ele ligado e em mãos, digitando *#06#. Com o IMEI, você pode consultar a base de dados no Celular Legal.

Quanto tempo leva? O aparelho será inutilizado, junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em até 24 horas.

Os sinais de que seu o número foi bloqueado por um contato

  1. 1º sinal: você recebe mensagens incomuns por seguidamente. Se você ligou para um número e recebeu como mensagem “esse número está indisponível” ou “temporariamente fora de serviço”, desconfie. ...
  2. 2º sinal: telefone não chama. ...
  3. 3º sinal: telefone sempre ocupado.

O bloqueio do IMEI do celular é uma ferramenta colocada à disposição do consumidor para, em casos de perda, furto ou roubo do aparelho, inutilizar o mesmo. Mas, esse tipo de bloqueio, somente pode ocorrer por solicitação do proprietário do aparelho e não unilateralmente por uma Operadora.

Para achar o número de IMEI do celular, o consumidor pode:

  1. procurar na caixa do celular;
  2. procurar em um adesivo que fica por trás da bateria; ou.
  3. digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.

Código de homologação da Anatel
E para saber se o aparelho é homologado, basta procurar pelo número de homologação, que pode ser encontrado em um selo atrás da bateria, para aparelhos mais antigos, ou na tampa traseira, para aparelhos mais novos.

Para tirar essa dúvida é simples: teste o SIM card em outro aparelho. Se ele funcionar, então é sinal de que o problema não está no chip. Agora, se ele também não funcionar, considere a troca do chip em definitivo.

Saber o IMEI do celular Android ou iPhone (iOS) permite que você tenha o código único que identifica o seu aparelho – e cada smartphone fabricado. Por meio deste número, o usuário pode verificar se o telefone está em situação regular – ou seja, se é certificado pela Anatel ou órgão equivalente no exterior.

Como ativar o Chip Pré da Claro?

  1. Insira o Chip no celular;
  2. Você vai receber uma mensagem por SMS com a orientação pra desligar e ligar o dispositivo;
  3. Pronto! O processo de ativação do Chip será concluído;
  4. Depois é só cadastrar sua linha acessando o link enviado por SMS;
  5. Digite #552 ou ligue #552.

O celular para de funcionar quando é bloqueado? O bloqueio IMEI faz com que as funções do celular parem de funcionar, mas é importante avisar que os criminosos possuem táticas para alterar o IMEI e usar o aparelho. Por isso é importante apagar os dados também usando os sites que mostramos no início do conteúdo.