O que é imaginação é para que serve?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

É a capacidade de criar imagens mentais e poder pensar além da própria realidade, inovando-a. A imaginação permite ao ser humano conceber um mundo imaginário.

Imaginação é uma capacidade mental que permite a representação de objetos segundo aquelas qualidades dos mesmos que são dadas à mente através dos sentidos - segundo a concepção sartriana apresentada em sua obra O imaginário: psicologia fenomenológica da imaginação.

A imaginação depende, então, da Imagética: uma habilidade mais básica que permite a formação das imagens mentais. Em outras palavras, a imagética proporciona a representação interna de algo que não está presente no ambiente imediato.

A imaginação é a capacidade de resolver situações, criando possibilidades de lidar com o desconhecido e buscando soluções. Estimular essa característica pode ser capaz de transformar a criança em um adulto inovador e criativo. Por isso, continue a leitura deste artigo com dicas para estimular a imaginação das crianças.

Brincadeiras. Brincar é uma das melhores formas de estimular a imaginação e criatividade dos pequenos, especialmente quando as brincadeiras utilizam objetos simples, como caixas de papelão e itens presentes no dia a dia da criança. Muitos pais pensam que precisam comprar brinquedos caros para seus filhos se divertirem.

Tipos de imaginação

  • Imaginação efetiva. Essa imaginação é a que, basicamente, dá origem a novos conceitos e ideias. ...
  • Construtiva ou intelectual. ...
  • Fantasiosa. ...
  • Empatia. ...
  • Estratégica. ...
  • Emocional. ...
  • Sonhos. ...
  • Reconstrução da memória.

A imaginação é nossa habilidade de produzir mentalmente imagens, ideias, pensamentos e até sentimentos que não existem na realidade e que não estão disponíveis a nossos sentidos. A criatividade, por sua vez, é o processo de transformar a imaginação em realidade.

1 imaginativa, concepção, criação, criatividade, ideação, idealização, invenção, inventividade.

A imaginação nos dá e nos tira a força necessária para fazer o que temos que fazer. É a imaginação que nos leva ao encontro com Deus, a mesma imaginação que muitas vezes nos transforma em pessoas incompetentes, incapazes de realizar nossas tarefas.

A imaginação flui pelo cérebro na direção oposta do que nossa percepção sobre a realidade. Esta foi a conclusão de pesquisadores da Universidade Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, em uma pesquisa sobre o fluxo das ondas cerebrais.

(São Marcos, capítulo 11, versículo 24). Esse “crer que já recebeu o que se está pedindo”, é imaginar. Quem tem fé, imagina com a certeza que sua fé lhe proporciona.

A sua importância estratégica é fundamental em quase todas as circunstâncias e etapas do pensamento criativo, despertando emoções e sentimentos reais diante de algo que desejamos ou queremos resolver, neste sentido ela nos ajuda a procurar ou a enfrentar as situações reais através do pensamento criativo.

Nesses momentos, imaginar permite conhecer mundos distantes ou diferentes culturas e, acima de tudo, permite aprender sobre a linguagem que usamos para escrever. São momentos de prestar atenção às palavras, ampliando o vocabulário, e à frases ou expressões diferentes das que são utilizadas para conversar, por exemplo.

O processo da imaginação ativa pode ser realizado, como na arteterapia, por exemplo, como se estivesse redigindo uma carta para o eu interior visualizado, desenhar e pintar as imagens encontradas, ou até mesmo escrever uma conversa como em uma cena de teatro ou roteiro de um filme, e dessa forma, ir realizando as ...

A primeira tarefa para lidar com o inconsciente através da imaginação é abrir as portas da mente e convidar fantasia para entrar. É importante abrir o diálogo, dar espaço para que imagens surjam. Para isso, começamos desligando o senso crítico em nós mesmos que fica tentando determinar o que é verdadeiro e falso.

Afinal, com a imaginação criativa é possível resolver problemas, pensar de novas maneiras e até mesmo criar obras de arte! Em sua essência, essa habilidade envolve o uso de nossa imaginação para gerar novas soluções e novas formas de pensar.

Você pode usar a imaginação ao criar ou adaptar jogos conhecidos com o conteúdo que precisa estudar. Nossa dica, por exemplo, é reunir sua turma e desenvolver um campeonato de perguntas e respostas. Essa técnica te ajuda a fixar o conteúdo e fará ainda com que preste atenção aos detalhes.

Você pode comprar livros, participar de palestras, assistir a vídeos, ouvir música… Qualquer coisa que desperte a sua imaginação pode ser enriquecedora. Livros motivacionais e inspiradores, e até mesmo leituras sobre pessoas que superaram grandes obstáculos, podem despertar a sua imaginação.

A imaginação é mais importante que o conhecimento, porque o conhecimento é limitado, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.

O que é o devaneio excessivo? Também conhecido como transtorno de devaneio, o devaneio excessivo descreve uma condição em que uma pessoa experimenta com regularidade devaneios tão intensos onde, de fato, o indivíduo pode deixar de realizar suas tarefas do dia a dia para sonhar acordado.