O que é imagem no marketing?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

A imagem da marca é a representação que uma empresa tem diante do seu público, investidores, fornecedores e parceiros. Ela é parte fundamental dentro de uma estratégia de marketing, pois tem o poder de influenciar o comportamento dos consumidores.

Devido à força que ela tem para transmitir idéias ou conceitos, a imagem se torna elemento estrutural essencial nas peças de comunicação. Ela reforça a intenção da mensagem e amplia a sua permanência em nossos pensamentos. Através da emoção conseguimos convencer as pessoas a “comprarem” uma idéia.

Antes de explicar esse conceito, é preciso esclarecer a diferença entre imagem e identidade corporativa. A imagem corporativa é tudo aquilo que a empresa parece ser, ou seja, é a forma como o seu público-alvo enxerga a sua empresa. Já a identidade faz referência a todos os valores da sua empresa, o que ela realmente é.

- Função explicativa: a imagem tem por objetivo explicar a realidade através de sobreposição de dados. É isto que acontece nas ilustrações que ajudam a explicar os textos ou em diagramas que ajudam a explicar graficamente um processo ou uma relação.

A imagem corporativa também é construída a partir de ações que a empresa tem frente a assuntos públicos. Por exemplo, no início da pandemia de COVID-19, as autoridades solicitaram que a população utilizasse máscara e se possível que as organizações mantivessem os colaboradores trabalhando em home-office.

O que é imagem profissional
A imagem profissional é construída por meio da junção de várias qualidades de um indivíduo. Esses pontos dizem respeito à personalidade da pessoa e à sua habilidade na área em que trabalha.

A logomarca de um negócio é a representação visual de quem ele é e como ele quer se posicionar no mercado.

O poder da imagem é fundamental para influenciar o nosso entorno. São detalhes como aparência física, roupas, atitudes e tom de voz que formam a primeira impressão, antes mesmo de se iniciar um diálogo. É normal as pessoas julgarem umas às outras com base nessas informações, ainda que de forma inconsciente.

É comprovado que a imagem de pessoas em campanhas publicitárias, sejam elas em mídias offline ou online são capazes de causar maior aproximação e aceitação do público, por isso precisa de tratamento profissional para atingir o objetivo crucial: as vendas.

A construção da imagem pessoal faz parte de um processo de autoconhecimento, no qual é imprescritível sabermos quem somos, o que temos a oferecer, quais nossos valores essências, nossa postura perante os demais, o que estamos transmitindo ao nosso redor e como estamos transmitindo de fato aquilo que somos.

Veja como cumprir essa tarefa em apenas quatro passos.

  1. História da marca. Toda identidade corporativa parte da história da marca, trazendo elementos que inspiraram a fundação da empresa. ...
  2. Identidade visual. ...
  3. Público-alvo. ...
  4. Linguagem.

Imagem e identidade são facetas da mesma moeda. A imagem reflete ou pelo menos deveria refletir a identidade. A identidade é a essência de uma pessoa, produto ou organização (não há sombra). A imagem é a projeção, a sombra da identidade.

Seis elementos-chave da marca que sua empresa precisa incluir

  • Logotipo. Esta é outra resposta importante para o que são elementos de marca, porque se trata de ser memorável. ...
  • Slogan da sua marca. ...
  • Esquema de cores da sua marca. ...
  • O tipo de imagens que sua marca usa. ...
  • Tipografia.

A resolução de 8K (em inglês: Ultra Full HD, FUHD) é uma resolução de ultra-alta definição (UHD). "8K" refere-se ao horizontal resolução destes formatos, que todos são da ordem de 8 mil píxeis, formando as dimensões totais da imagem (7680 por 4320, sendo 33,2 megapixels na proporção 16:9).

A Teoria Geral da Imagem, de Justo Villafañe e Norberto Mínguez, propõe um caminho de análise que observa o que há de mais essencial numa narrativa visual: seus elementos compositivos e as significações que seus arranjos evocam.

Tipos de imagem. No computador, as imagens são armazenadas em arquivos de um tipo específico. Cada tipo de imagem (ou formato de imagem) possui características próprias relacionadas ao número de cores, ao tamanho do arquivo, entre outras características. Exemplos de tipos de imagem: BMP, GIF, JPEG, TIFF, PCX etc.

Na computação, imagem é uma matriz de pixels de várias dimensões. Se ampliarmos bem uma imagem vamos ver diversos “quadrinhos coloridos” (como o exemplo abaixo). Estes quadrados são chamados de pixel, ou seja, a menor divisão de uma imagem. Uma imagem é formada com diversos destes pontos (uma matriz de pixels)!