O que é imagem imagética?

Perguntado por: amata3 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

A principal diferença entre imagem e representação imagética é que imagem é tudo aquilo que nosso sentido da visão pode captar registrando tanto o que é realidade quanto imaginação, e representação imagética são imagens carregadas de significados organizados ou não de maneira consciente – com valores artísticos.

Um mito é uma narrativa de caráter simbólico-imagético, ou seja, o mito não é uma realidade independente, mas evolui com as condições históricas e étnicas relacionadas a uma dada cultura, que procura explicar e demonstrar, por meio da ação e do modo de ser das personagens, a origem das coisas.

As intervenções com recurso a imagética operam pelo aumento da motivação para o comportamento no futuro. É uma forma de aumentar a preparação e a disponibilidade para executar o comportamento alvo com sucesso e atingir o objetivo.

A leitura imagética é realizada por interpretações de imagens, no qual o seu exercício possibilita a capacidade de desenvolver o raciocínio e consequentemente a sua visão crítica diante das inúmeras imagens que estão presente no cotidiano.

São estruturas abstratas e genéricas advindas da dinâmica da imagem; caracterizada pela observação humana. Diz respeito a muitos aspectos da atividade do ser humano no espaço, tais como: orientação, movimento, equilíbrio, forma etc.

As fontes históricas imagéticas são aquelas referentes a acontecimentos históricos que possuem registros em fotos, quadros, DVDs, etc. As fontes históricas orais são os acontecimentos registrados em CDs, áudios, etc. E as fontes materiais são as registradas através de algum objeto.

A expressão imagética articulada com a expressão verbal fornece uma riqueza de informação que possibilita a ampliação das possibilidades de eficácia das pesquisas podendo levar a resultados finais mais precisos e satisfatórios.

As representações simbólicas fazem parte do itinerário de evolução e desenvolvimento histórico do homem. A atribuição de significados a seres inanimados, ritos de passagem, ocorrências e fenômenos naturais, seres fantásticos e míticos, ocorrem desde os primórdios da raça humana.

  • Apresentação do conteúdo. • Quando pensamos em mitos, hoje, imediatamente lembramos de alguns.
  • O que é o Mito. • ...
  • Funções do Mito. O mito possui três funções principais: ...
  • EXPLICAR. ...
  • ORGANIZAR. ...
  • COMPENSAR.

Alegoria e símbolo
No símbolo, é imediata a compreensão do sentido figurado do texto, uma vez que este é apresentado inteiramente. Na alegoria, é necessária uma interpretação global do texto para a identificação do sentido figurado do texto, uma vez que esse é construído ao longo do texto, elemento a elemento.

A primeira tarefa para lidar com o inconsciente através da imaginação é abrir as portas da mente e convidar fantasia para entrar. É importante abrir o diálogo, dar espaço para que imagens surjam. Para isso, começamos desligando o senso crítico em nós mesmos que fica tentando determinar o que é verdadeiro e falso.

Os principais passos de tal método consistem em: familiarização com a organização de base comunitária, identificação de necessidades (realizada com o grupo da organização), reunião com coordenação e membros da organização social e trabalho coletivo.

  • Interpretação de imagens. ...
  • Como interpretar imagens de modo. ...
  • Primeiro passo: identificação da imagem.
  • Segundo passo: atenção aos detalhes.
  • Terceiro passo: contextualização da imagem.
  • Quarto passo: enunciado é fundamental.

O discurso imagético não apresenta uma única significação, mas sim modos de significação, indicando que existe um trabalho de interpretação da imagem, tornando-se necessário o entendimento de como ela se constitui em discurso, dentro de suas especificidades como texto não-verbal.

Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.

Vinculado a imagem, o texto imagético é aquele que utilizam outros elementos para construir sentido, como os sons, as cores, as formas, e especialmente as imagens. Conhecido como texto visual o texto imagético tem sua construção linguística concretizada a partir da imagem em suas inúmeras formas e proporções.

Fontes históricas visuais ou iconográficas
Alguns pesquisadores denominam esse tipo de fonte como iconográficas ou pictóricas. Alguns exemplos são as fotos, pintura e mapas. Mas não se limitam às imagens estáticas. Filmes, vídeos e animações também são fontes históricas visuais.

Os tipos de fontes são: documentos textuais, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais. Alguns exemplos de fontes: texto escrito, vídeos, fotos, áudios, resquícios de objetos históricos, quadros.