O que e imagem anatômica?

Perguntado por: afigueiredo9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

É uma técnica imaginológica (imagiológica) que usa pulsos de ondas eletromagnéticas (Raios x) para produzir radiografias que representam os tecidos em duas dimensões, baseado em suas densidades. Ela é comumente usada para avaliar a anatomia do tórax, abdômen e esqueleto.

A Ressonância Magnética é o exame de imagem mais completo que existe atualmente. Com ele os médicos conseguem analisar mais precisamente os tecidos do corpo humano, assim como músculos e outros órgãos. A RM é muito utilizada para estudos neurológicos e para a investigação de tendões, mamas e lesões no fígado.

O que é diagnóstico por imagem? Diagnóstico por imagem é um campo que reúne diferentes exames não invasivos que registram imagens internas do organismo. Raio X, tomografia computadorizada, mamografia, ultrassom e ressonância magnética são exemplos dessas técnicas.

Também conhecida por RM, a Ressonância Magnética de Corpo Inteiro é um método de diagnóstico por imagem capaz de obter imagens detalhadas de diversas partes do corpo.

Os profissionais que participam na execução dos exames de imagem, com criação de seus protocolos e técnicas de realização, são os técnicos, biomédicos e radiologistas. Os radiologistas, são médicos especializados em diagnóstico por imagem, que analisam as imagens e, por fim, firmam os diagnósticos finais.

O exame de imagem é um procedimento ou técnica que permite obter imagens de órgãos e tecidos do corpo, porém, sem a necessidade de cortes ou qualquer método invasivo. Na prática, fazemos uma fotografia ou um vídeo das estruturas internas do organismo.

Quanto custa? O preço da ressonância magnética pode variar entre R$ 800 e R$ 1.000*, dependendo da área diagnosticada, segmentos avaliados e complexidade do exame.

Apesar de as tomografias possuírem mais radiação do que as radiografias, os riscos das primeiras são muito baixos, inclusive o de câncer pela exposição à radiação. Além disso, é um exame de rotina, que dura entre 5 e 20 minutos, e pode ser encontrado em diversas cidades e clínicas populares como a Clínica do Bem.

A ressonância magnética é altamente eficiente para diagnosticar esclerose múltipla, tumores no cérebro e na glândula pituitária, infecções no cérebro e nas articulações, infecções na medula espinhal, lesões nos ombros, tendinite, derrame em estágio inicial, ligamentos rompidos no pulso, joelho e tornozelo.

Dentre os exames, estão a Ressonância e a Tomografia. Com a ressonância é possível avaliar se as partes moles foram afetadas, como um disco intervertebral, que causa dores intensas ou agudas. Já a Tomografia o médico será capaz de investigar traumas, fraturas, tumores, metástases ósseas, artrose e compressão da medula.

As modalidades de imagem mais frequentemente utilizadas são a radiografia (Raios X), tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM). O Raio X e a TC requerem o uso de radiação ionizante, enquanto a RM utiliza um campo magnético para detectar prótons do corpo.

A tomografia é um um procedimento de imagem de raio-x computadorizado, responsável por produzir imagens de excelente qualidade dos órgãos internos e diagnosticar diversas doenças potencialmente graves. Além de ser indolor, é um exame não invasivo, simples e rápido.

A ultrassonografia é um método rápido para determinar de qual nódulo se deve coletar uma amostra para biópsia por aspiração com agulha fina. Por outro lado, o exame de tomografia computadorizada não é restringido pela atenuação do eco e distingue entre nódulos benignos e malignos.

Os exames mais utilizados na prática clínica para mensurar atividade inflamatória são a PCR e a VHS. Ambas têm alta sensibilidade, porém pouca especificidade. A queda dos valores de PCR durante o tratamento de uma infecção bacteriana mostra correlação com boa resposta clínica, pois seus níveis variam rapidamente.

Ao contrário do que muita gente pensa, não existe um exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. Ou seja, não há um teste único, capaz de revelar tumores malignos presentes em qualquer parte do organismo.

Os exames de sangue podem mostrar os valores de diversos marcadores tumorais, ou seja, substâncias aumentadas em função da atividade de algum tumor.

6 meses

Exames de imagem, como Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia (ou Ecografia), Ressonância Magnética, Densitometria Óssea e Mamografia, por exemplo, possuem validade de até 6 meses, desde que esteja em bom estado de conservação (precisa estar legível), e que se considere a finalidade para a qual o exame foi ...

A tomografia computadorizada oferece imagens horizontais e em três dimensões (3D), sendo normalmente solicitada para diagnósticos mais simples ou focados em análise óssea. Já a ressonância magnética caracteriza tecidos muito bem, diferenciando água e gordura e permitindo diagnósticos mais complexos e detalhados.

Um dos maiores motivos para os altos valores cobrados em exames de imagem sofisticados reside no custo que esses aparelhos têm, além da exigência de mão de obra extremamente qualificada para operá-los.