O que é iluminação 3000K?

Perguntado por: aalencastro2 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

Conceitualmente, a temperatura de cor, medida em graus Kelvin (K), é determinada conforme a aparência de cor que um corpo negro hipotético emite naquela temperatura. Ou seja, um corpo negro aquecido em 3000K emite uma luz amarela e um corpo aquecido até 7000K emite uma luz com tonalidade azul.

3000K vs.
3000K produz uma luz branca quente, enquanto 4000K oferece uma luz branca fria. Em 5000K, você obtém uma luz semelhante à luz do dia que é ainda mais branca e brilhante que 4000K. Aplicações: As aplicações para cada temperatura de cor variam significativamente.

Cientificamente falando, a temperatura de cor (medida em Kelvin) é baseada na relação entre a temperatura de um material conhecido como “corpo negro”, e a distribuição de energia da luz emitida, uma vez que a temperatura desse corpo negro é elevada a partir do zero.

lâmpadas LED

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente. Consomem uma quantidade menor de energia.

10 mil k 6000k significa kelvin né isso é que elvis é a temperatura de cor da lâmpada ou seja é a cor da luz é quanto mais baixa ela representa a luz mais. perto digamos assim da luz. natural no solar nelas mais amarela e quanto mais alta é puxando mais com o branco o azul né.

Nesse sentido, tons mais quentes ajudam a aumentar a sensação de conforto e relaxamento, enquanto os mais frios são úteis para melhorar a concentração.

Temperaturas de cor das lâmpadas
2000K-3000K: emite um brilho branco suave, muitas vezes de aparência amarela; melhor para salas de estar, salas de jantar, quartos e espaços ao ar livre.

A temperatura de cor é indicada na unidade de temperatura absoluta conhecida como kelvin (K). Quanto maior for o número kelvin (> 4000K) significa que a luz aparece mais azulada; e quanto menor for o número kelvin (< 4000K) significa que a luz é mais avermelhada.

Para entender a base de conversão, 1º Celsius é igual a 273,15o Kelvin, e a escala da temperatura das cores funciona da seguinte forma: Entre 2600 K e 3500 K, Luz quente, amarelada. Entre 4000 K e 5500 K, luz neutra, branca. A partir de 6000 K a luz adquire tons mais azulados e frios.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Já a Luz neutra é indicada para iluminar ambientes maiores, como salas de reuniões, salas com pé direito alto, escritórios, etc. No entanto não existe uma regra absoluta para o uso de iluminação.

Por exemplo, embora a luz azul seja considerada “fria”, ela tem mais Kelvins do que a luz amarela, que é considerada “quente”.

As lâmpadas que emitem luz azul, acima dos 4.200K, estão proibidas para uso no país. Portanto o K [Kelvin] não é determina a potência da lâmpada mas sim sua cor!

A temperatura de cor é essencial para uma boa iluminação

  • 2.700K (Kelvin) – Luz indicada para ambientes domésticos, equivale ao branco quente ou luz amarelada.
  • 4.200K (Kelvin) – Luz indicada para ambientes profissionais, equivale ao branco neutro.
  • 5.600K (Kelvin) – Luz indicada para ambientes industriais, cozinhas.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

Por exemplo: um kit xenon 8000K (2550 lumens) iluminará menos que um de 6000K (2800 lumens). A diferença não é tão visível a olho nu, porém, em qualquer tonalidade, o kit xenon iluminará cerca de 3 vezes mais que uma lâmpada halógena comum.

Deve assim ser escolhida conforme o local a aplicar: Na indústria é aconselhável a temperatura 6000K (Luz Branca). Apesar de poder ser utilizada em todos as aplicações e estar cada vez mais na moda, a temperatura 4000K (Luz Neutra) é a mais adequada para comércio ou escritórios.

As luzes de 3000K produzem um brilho branco mais suave. 2700K, por outro lado, está no lado amarelado do espectro. O 2700K tem luz mais quente, que se assemelha mais às lâmpadas incandescentes tradicionais. Essas temperaturas de cor são um pouco como as lâmpadas convencionais.

Dicas para comprar lâmpada de LED

  1. Confira a voltagem. ...
  2. Considere a temperatura da cor. ...
  3. Observe o índice de reprodução de cor (IRC) ...
  4. Confira a capacidade de iluminação. ...
  5. Entenda as diferenças entre os modelos. ...
  6. Cheque a dimerização. ...
  7. Cheque a certificação do Inmetro.