O que é IgG e IgM qual a diferença entre eles?

Perguntado por: rsalgado . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 15 votos

Existem cinco classes diferentes de imunoglobulinas (IgM, IgG, IgE, IgA e IgD). As três imunoglobulinas investigadas com maior frequência em exames são IgM, IgG e IgE. Os anticorpos IgM e IgG têm ação conjunta na proteção imediata e a longo prazo contra infecções. Os anticorpos IgE estão associados a alergias.

É a imunoglobulina em maior concentração no sangue. A IgM vai ser responsável por combater o agente infeccioso (vírus e bactérias, por exemplo) no momento em que ele entrar no organismo. A IgE está relacionada às doenças alérgicas.

No geral, exames de anticorpos como o IgG e IgM servem para avaliar se houve a exposição do indivíduo a uma doença, bem como o possível estágio da infecção. Chamado de sorologia, esse teste é feito a partir da coleta de sangue e estudo do líquido que se separa do material com a coagulação, o soro.

Além de permanecer na circulação sanguínea, o IgG protege o corpo contra possíveis infecções no futuro pelo mesmo microrganismo. A produção desse anticorpo também é induzida pela vacinação, a fim de auxiliar o corpo contra um agente infeccioso específico.

Atualizado em 14/09/2022: O IgM e o IgG dizem respeito ao teste sorológico para detectar as defesas do corpo contra a Covid-19. O teste sorológico serve para mostrar se uma pessoa já teve contato com o novo coronavírus, e se esse contato foi recente ou antigo.

Por causa disso, se o resultado do exame detecta IgG reagente e IgM não-reagente, não é possível dizer há quanto tempo o paciente teve contato com o vírus, sequer se este contato foi recente ou antigo. Como o IgM é um exame que não traz informação útil, não é recomendada sua realização atualmente.

Segundo a Anvisa, a melhor forma de evitar falsos negativos e falsos positivos é realizar o teste de anticorpos IgM e IgG, preferencialmente, após o 10º dia do início dos sintomas. Esse intervalo é necessário para que o organismo produza anticorpos em quantidade detectável pelo exame.

A técnica de PCR (ou Reação em Cadeia da Polimerase) é uma tecnologia que consiste na amplificação de uma região específica de DNA. Ou seja, com essa metodologia é possível produzir uma quantidade enorme de cópias de pequenas porções do DNA que se deseja estudar.

Anticorpos ou imunoglobulinas são produzidos pelo sistema imunológico.

b) IgM é a primeira Ig a ser feita pelo feto e a primeira Ig a ser feita por uma célula B virgem quando é estimulada pelo antígeno.

A imunoblobulina M (IgM) é um pentâmero que consiste em 5 monómeros, cada um formado por sua vez por duas cadeias pesadas e duas cadeias leves às quais um pequeno peptídeo cíclico se liga. Devido ao seu alto peso molecular, não difunde para espaços extravasculares.

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

A imunoglobulina A (IgA) é uma classe de anticorpos encontrado na saliva, lágrimas, secreções respiratórias e gástricas, além do leite materno. É o principal anticorpo que fornece proteção contra infecções nas áreas mucosas.

Os pacientes que passam por atendimento na rede municipal de saúde de Itajaí com suspeita de Dengue, fazem uma coleta de sangue para a realização de hemograma, caso o médico julgue necessário, e outra coleta de sangue obrigatoriamente precisa ser realizada. É a sorologia, que detecta a Dengue.

Essas células efetoras são os plasmócitos.

A IgG é a imunoglobulina mais abundante no sangue e nos espaços extravasculares. É o anticorpo mais importante da resposta imune secundária. Possui alta afinidade para ligação antígeno-específico.

Classes de imunoglobulinas

  • IgG – Cadeias pesadas gama.
  • IgM - Cadeias pesadas mu.
  • IgA - Cadeias pesadas alfa.
  • IgD - Cadeias pesadas delta.
  • IgE - Cadeias pesadas épsilon.