O que é identidade visual e qual sua importância?

Perguntado por: mcosta5 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

A identidade visual nada mais é do que um conjunto de elementos gráficos e visuais - cores, logotipo, tipografia, grafismo e slogan - que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço. Eles são responsáveis por identificar e dar personalidade à marca.

Como vimos, a identidade visual representa a imagem que sua empresa deseja transmitir aos clientes em potencial e ao mercado. Ao trazer uma imagem ainda mais profissional àquilo que se oferece, uma identidade sólida é capaz de destacar sua marca num mercado cada vez mais competitivo.

A identidade visual confere mais valor à marca e quanto maior forem os elementos visuais da empresa, na vida dos consumidores, maior tende a ser a sensação de proximidade entre cliente e empresa.

A comunicação visual é o ponto chave para atrair os olhares do público e de transmitir a informação de maneira clara e objetiva. Além disso, essa ferramenta pode trazer grandes vantagens para sua marca, fazendo com ela seja reconhecida e atraia potenciais clientes.

No marketing, a identidade visual é um dos elementos que influenciam a decisão de compra e transmitem a personalidade da empresa ao consumidor.

Quais são os 5 principais elementos da identidade visual?

  1. Conceito. O conceito é o primeiro elemento que deve ser considerado, pois é ele que vai direcionar todas as outras decisões que virão a seguir. ...
  2. Tipografia. A tipografia é outro elemento muito importante que pode diferenciá-lo de outras marcas. ...
  3. Cores. ...
  4. Formas. ...
  5. Logo.

6 passos para uma identidade visual de sucesso

  1. 1 – Defina o seu público. ...
  2. 2 – Encontre a personalidade da sua marca. ...
  3. 3 – Desenhe seu logotipo. ...
  4. 4 – Busque a tipografia correta. ...
  5. 5 – Faça a melhor combinação de cores. ...
  6. 6 – Defina seu estilo fotográfico e de ilustrações.

Tipos de Identidade Visual
Os pilares ou simplesmente elementos da identidade visual podem ser divididos em dois tipos: diretos e indiretos. Os elementos diretos da identidade visual transmitem informações simples de serem percebidas e interpretadas de maneira mais padrão e geral, por assim dizer, a todas as pessoas.

Um projeto de Identidade Visual trata-se de do conjunto de elementos visuais que possuem a finalidade de representar e distinguir algum produto, serviço, etc. O profissional responsável por um projeto de IDV é justamente um Designer, ou uma equipe de Designers.

Identidade visual nas redes sociais são as principais características da sua marca, como cores, fontes e tipos de imagens usadas.

ser original; mostrar aos clientes quem você é; tornar suas soluções visíveis ao mercado; fazer sua empresa proporcionar ao cliente a experiência certa.

Ela é a responsável por criar uma conexão entre você e seus associados ou possíveis associados, determinando a forma como eles percebem a Instituição. Antes de começar a trabalhar na identidade visual é preciso entender qual o real propósito da sua Instituição.

Logotipo é a representação gráfica da sua marca. A identidade visual, por sua vez, engloba o logotipo, mas também cartões de visita, banners, a tipografia de apoio, às cores do manual de estilo, site e, em alguns casos, até mesmo alguns templates para posts em redes sociais.

O Manual de Identidade Visual é um guia técnico para uso dos padrões visuais e verbais na comunicação de uma marca. É essencial no processo de criação. De forma equivocada, o manual de identidade visual costuma ser chamado de manual da marca ou brandbook. Na verdade ele é parte do brandbook.

Percepção Visual
Quer se trate de uma imagem ou de um vídeo, as pessoas preferem consumir informações em formato visual, pois é mais atraente, e isso leva ao aumento do engajamento e melhor performance de um post. O nosso cérebro processa as imagens simultaneamente e os textos são processados em sequência.

que a arte, os objetos e os meios da cultura visual contribuem para que os seres humanos construam sua relação-representação com os objetos materiais de cada cultura. Nesse sentido, a cultura visual contribui para que os indivíduos fixem as representações sobre si mesmos e sobre o mundo e sobre seus modos de pensar-se.

As Artes Visuais expressam por meio de materiais o pensamento do ser humano, assim como suas emoções, seus anseios, sua história, a cultura da qual faz parte e desenvolve a identidade de um povo ou até mesmo de uma classe social.

Confira a seguir os 4 principais elementos que compõe a identidade visual:

  1. Cores. As cores têm grande influência no consumidor e isso deve pois o subconsciente as associa a inúmeras emoções. ...
  2. Tipografia. Outro diferencial para sua marca são as fontes utilizadas e como isso ocorre. ...
  3. Formas. ...
  4. Logo.

O que você deve considerar antes de criar sua identidade visual

  1. ENTENDA QUAL A PROPOSTA DA SUA EMPRESA. ...
  2. DEFINA O NOME A SER APLICADO NA IDENTIDADE VISUAL. ...
  3. SUAS PREFERÊNCIAS X O QUE É IDEAL PARA O SEU NEGÓCIO. ...
  4. PENSE NA APLICAÇÃO DA SUA MARCA NA PRÁTICA. ...
  5. SE IDENTIFIQUE COM O ESTILO DE TRABALHO REALIZADO.