O que é identidade tribal?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Tribalismo implica possuir uma forte identidade cultural ou étnica que separe seus membros dos membros de outro grupo, sendo o forte sentimento de identidade um pré-requisito para a formação de uma sociedade tribal verdadeira.

Sociedades Tribais
É um grupo social básico de famílias que reconhecem uma origem e um chefe comum. Numa fase inicial as tribos eram fundadas sobre relações de parentesco, mantinham uma organização baseada numa identidade étnica bem marcada e uma organização dotada duma grande mobilidade.

Os diferentes grupos tribais do Brasil se caracterizavam pela utilização de uma técnica rudimentar na obtenção dos meios de subsistência. Isso se refletia na exploração dos recursos naturais, bastante limitada, e na maior ocupação do tempo nas tarefas que garantissem a sobrevivência.

A Dança Tribal, também chamada Estilo Tribal, Tribal fusion, entre outras denominações, é uma vertente surgida nos EUA, em 1969, quando a dançarina Jamila Salimpour, ao fazer uma viagem ao Oriente, se encantou com os costumes dos povos tribais.

As Comunidades Tribais: As sociedades tribais não têm Estado não têm classes, não tem escrita, não têm comércio, não têm história, não têm escola. Para o homem da tribo, a natureza está “carregado de deuses” e o sobrenatural penetra em todas as dependências da realidade vivida e não apenas no campo religioso.….

tribal | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

tribal - Dicionário Online Priberam de Português.

A tatuagem tribal feminina simboliza uma infinita diversidade de expressões pessoais, sagradas e históricas.

O tribalismo contemporâneo, ou neotribalismo, surge, justamente, desse processo de organicização da experiência social. Constituído como pessoa, e não mais, exclusivamente, como indivíduo ou sujeito, o ser legitima suas máscaras.

Embora a caça, a pesca e a coleta fossem atividades comuns a todas as tribos, assumiam maior importância para as nômades que desconheciam a agricultura. A atividade agrícola era realizada quase que somente em terrenos florestais, dada a sua fertilidade.

O TRABALHO NAS SOCIEDADES TRIBAIS
As sociedades tribais com as mais diferentes estruturas sociais, políticas e econômicas possuíam uma organização do trabalho em geral baseado na divisão por sexo, em que os homens e mulheres executavam atividades diferentes.

O mito, entre as sociedades tribais, é uma forma do ser humano se situar no mundo, isto é, encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza.

As sociedades tribais diferenciam-se umas das outras em muitos aspectos, mas pode-se dizer, em termos gerais, que não são estruturadas pela atividade que a nossa sociedade denomina trabalho.

O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.

O estilo que hoje conhecemos como Dança Tribal, tem suas bases no trabalho desenvolvido por três grandes bailarinas: Jamila Salimpour, Masha Archer e Carolena Nericcio.

As tatuagens tribais têm sua origem em algumas tribos antigas, como os maoris, os celtas ou as tribos da Polinésia, entre outras. Ao contrário do valor estético que as tatuagens possuem atualmente, nessas populações essa arte era praticada por razões sociais, religiosas ou cerimoniais.

“A borboleta é considerada o símbolo da transformação. Entre outros, simboliza felicidade, beleza, inconstância, efemeridade da natureza e da renovação. Os estágios desse inseto (lagarta, crisálida e borboleta) significam respectivamente vida, morte e ressurreição, ou seja, a metamorfose cristã.”

Nas comunidades tribais, o trabalho está associado a subsistência do coletivo. Na sociedade atual, capitalista, o objetivo do trabalho está inserido num ciclo de produção que pretende aumentar os lucros dos donos dos meios de produção.

A produção nas sociedades tribais As sociedades tribais não se organizam a partir do trabalho, mas, de tarefas que são relacionadas às necessidades, ligadas ao parentesco, festas e as artes. Organização das tarefas por sexo e idade. Muitos acreditavam por preconceito, que estas comunidades eram rudimentares.