O que é idade epigenética?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Os relógios do envelhecimento indicam a saúde dos órgãos para que seja possível prever quantos anos saudáveis a pessoa terá pela frente. Na maioria das vezes, o marcador utilizado é o epigenético, que estima a idade de acordo com camadas presentes no DNA que afetam a forma como os genes são expressados.

Através da epigenética, um organismo pode ajustar a expressão gênica de acordo com o ambiente onde vive, sem mudanças no seu genoma. Por exemplo, experiências vividas pelos pais (dieta, traumas emocionais, tratamento hormonal) podem ser transmitidas para os descendentes através da “memória epigenética”.

O epigenoma pode ser afetado por experiências positivas, como relacionamentos de apoio e oportunidades de aprendizagem, ou influências negativas, como toxinas ambientais ou circunstâncias estressantes da vida, que deixam uma “assinatura” epigenética única nos genes.

É a epigenética que pode explicar por que experiências vividas na primeira infância têm efeito na saúde mental e física na vida adulta. Se esta influência pode ser negativa, no caso de vítimas de estresse tóxico, ela também pode ser positiva, com a realização de intervenções precoces.

Elas não são doenças, mas trazem impactos ao indivíduo, principalmente em aspectos funcionais. Entre elas, podemos destacar o daltonismo, a Síndrome de Down, o albinismo, hipertricose, Síndrome de Turner e assim por diante.

Os experimentos mostram que o envelhecimento é um processo reversível, capaz de ser conduzido “para frente e para trás à vontade”, disse o especialista em antienvelhecimento David Sinclair, professor de genética no Blavatnik Institute da Harvard Medical School e co-diretor do Paul F.

Genética e epigenética são dois tipos de estudos de genes. A principal diferença entre genética e epigenética é que a genética é o estudo dos genes que controlam as funções do corpo, enquanto a epigenética é o estudo das alterações hereditárias dos organismos causadas pela modificação da expressão gênica.

A epigenética diz respeito a alterações do DNA que não modificam sua sequência, mas afetam a atividade de um ou mais genes. Adicionar compostos químicos a genes, por exemplo, pode alterar sua atividade, sem necessariamente promover mudanças no DNA.

Alterações epigenéticas impactam na forma como a molécula de DNA é formatada, e consequentemente, regula quais genes permanecerão ativos, influenciando na fisiologia e no comportamento de um organismo. Não é sobre os genes que você tem, mas sobre o que os seus genes estão fazendo!

Benefícios da epigenética
A epigenética é uma área de pesquisa fundamental para a compreensão de como o ambiente e o estilo de vida podem influenciar a expressão dos nossos genes e, consequentemente, a nossa saúde.

A Epigenética constitui, portanto, uma área de conhecimento que tem os objetivos de investigar e responder questões sobre como modificações químicas (por exemplo, metilação, acetilação, fosforilação, entre outras) nos nucleotídeos e histonas do DNA que constitui os genes ocorrem ao longo do tempo em função de ...

Mas, ainda que haja estudos que comprovem que algumas partes do DNA são alteradas pelo estilo de vida de uma pessoa, um período de dieta não tem capacidade de mudar os genes, tampouco, é possível transferir essa hipotética alteração para um descendente.

A epigenética é um campo emergente da biologia que estuda as mudanças hereditárias na expressão gênica que não envolvem alterações na sequência do DNA. Essas mudanças podem ser influenciadas por fatores ambientais e podem afetar o desenvolvimento e funcionamento dos genes.

Com base nesta revisão, pode-se afirmar que a epigenética possui grande relevância para a psicologia e é capaz de proporcionar uma nova perspectiva para o campo de psicopatologias, seja sobre suas causas ou na constituição de direções de tratamento.

São variações não-genéticas adquiridas durante a vida de um organismo e que podem frequentemente serem passadas aos seus descendentes. Dessa forma, as características fenotípicas poderiam ser alteradas por meio de modificações no estilo de vida e pelo ambiente em que o indivíduo vive.