O que é Ibejada na Umbanda?

Perguntado por: amorgado4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Resumo: As ibejadas são entidades infantis que, junto aos caboclos, pretos-velhos, exus e pombagiras, habitam o panteão da Umbanda. Em uma gira de ibejada, doce é comida, comida de Criança.

O ponto alto da festa de Ibeijada é distribuição dos saquinhos de doces para a garotada. E o astral de alegria continua, pois muitos Terreiros de Candomblé festejam hoje, 27 de setembro, Ibéjì, a divindade que protege o nascimento dos gêmeos.

Na tradição religiosa, Ibejis são os orixás gêmeos no Candomblé, cujo ritual está ligado especialmente à proteção das crianças; Erês são as entidades-crianças na Umbanda; e Cosme e Damião são santos-gêmeos que teriam sido médicos em suas vidas e cuidado especialmente de crianças.

Como fazer uma guia para Ibejis
Contas nas cores: azul e rosa, mas pode usar várias a seu gosto, deixando tudo bem colorido. Depois de escolher as contas, mergulhe sua guia em um copo com água e sal por uma noite, deixando-a no sereno.

Coelho - com seu jeito brincalhão tem a proteção dos Gêmeos Ibeji.

Exú, Oxóssi e Oxum são os orixás regentes de 2023, segundo informações do presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro. "Esses orixás que estão reinando, de uma forma geral, o ano.

São gêmeos e representam as crianças. Na Umbanda, com o sincretismo, cultua-se São Cosme e Damião. No Candomblé, o Erê tem significado diferente do que na Umbanda. Na verdade a própria expressão "Ere" é mais utilizada no Candomblé, já na Umbanda utiliza-se o termo "Ibejada" por serem bem distintos entre as duas linhas.

Como descobrir meu Orixá de cabeça? – Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.

Oxum

Oxum é um orixá feminino das águas doces, rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza, cultuada no candomblé e na umbanda.

Aqui no Brasil o Erê (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente, logo após a primeira incorporação do Orixá. O Erê é o intermediário entre o iniciado e o Orixá.

Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.

O Erê tem muitas funções, o Yaô, virado no Erê, pode fazer tudo o que o Orixá não pode, até mesmo as funções fisiológicas do médium, ele pode fazer. O Erê muitas vezes em casos de necessidade extrema ou perigo para o médium, pode manifestar-se e trazê-lo para a Casa, pegando até mesmo uma condução se for o caso.

Os filhos de Ibeji são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequentes; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhões, sorridentes, irrequietos – tudo, enfim, o que se possa associar ao comportamento típico infantil.

O Erê no Candomblé, é normalmente muito irrequieto, barulhento, às vezes brigão, não gosta de tomar banho, e nas festas se não for contido pode literalmente botar fogo no oceano.

Acredita-se que as energias do Orixá Ibeji estão nas crianças e que a pureza de seu espírito é capaz de curar. Por isso, os filhos de Ibeji são bastante brincalhões, alegres e serenos. Costumam ser encontrados em jardins, grandes gramados ou parques.

“Salve Ibeji, Orixá da continuidade da vida. Governadores da Falange Ibeijada. Orixá criança, que alegra nossos corações e marca o inicio nossa vida. Nos leve pelos caminhos da saúde, do amor e da prosperidade assegurando-nos a união e a fraternidade.

Como oferenda ao Ibeji, podemos incluir todos os tipos de diversão, alimentos infantis, doces ou coisas servidas em pares. Também se pode incluir pequenas bananas, frutas de todos os tipos, bolos, doces e seu prato favorito de arroz com frango. Os sacrifícios de animais como oferta ao Ibeji incluem galinhas e pombos.

Fluorita

Ibeji: Fluorita, que proporciona solidariedade, ativa a mente e ajuda nas amizades.