O que é humildade no relacionamento?

Perguntado por: rrosa . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

“Ser humilde no contexto do casal é se colocar no lugar de aprendiz, se colocar no lugar de quem ouve, de quem reconhece que não é o dono da verdade – não é porque a sua vida toda foi de determinado jeito que para todas as pessoas funcione desse mesmo jeito”, completa Vieira.

Ser humilde não significa fraqueza, mas, sim, comportar-nos com bondade e amabilidade, mostrando força, serenidade, amor próprio e autocontrole. A mansidão foi um dos atributos mais abundantes na vida do Salvador.

A falta de humildade é uma característica das pessoas que pensam apenas em si mesmas e se sentem superiores ou melhores do que os outros. São invejosas e não conseguem valorizar as virtudes alheias. A falta de humildade provoca uma certa rejeição social consciente ou inconsciente; o orgulho gera solidão.

Significado de Desumilde
adjetivo [Popular] Característica de quem não é humilde, simples. Sem simplicidade; imodesto, suntuoso. [Por Extensão] Que age buscando humilhar ou diminuir outra pessoa; arrogante, presunçoso. [Gramática] Palavra de uso restrito a contextos informais.

Os 3 tipos de humildade segundo Santo Inácio de Loyola

  • A humildade para a salvação. O primeiro é a humildade necessária para a salvação de nossas almas. ...
  • A humildade de não desejar.. ...
  • A humildade de escolher a pobreza. ...
  • A busca pela humildade. ...
  • Fundamento da santidade. ...
  • Ladainha da humildade.

É aquela que não brota de convicções profundas senão que confunde humildade por “admiração de humildade”. Por notar que os santos desprezavam a si mesmos tenta imitá-lo, mas sem entender a raiz desta virtude acaba sendo algo superficial e, portanto, inconstante.

Provérbios 18.12: “Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade”. Provérbios 15.33: “O temor do Senhor é instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra”. Toda expressão da nossa fé é traduzida na palavra graça. E a graça chega para os humildes.

Embora ser humilde exija reconhecer nossas próprias dificuldades, limitações e limites, isso não significa fazer uma demonstração deles. Humildade significa viver na verdade, aceitando que não somos perfeitos.

Pesquisas, no âmbito da educação, demonstram que a humildade promove bem-estar físico, psicológico, social e espiritual para aquele que a desenvolve. Isso porque ela proporciona alívio nas preocupações e no sentimento de vulnerabilidade. Também gera uma diminuição da ansiedade, da depressão e das fobias sociais.

Quem é humilde costuma reunir outras virtudes, como sabedoria, nobreza, tolerância, gentileza e gratidão. Não se acha nem melhor nem pior do que ninguém; simplesmente age de forma cordial e respeitosa com todos: do mais simples operário às mais altas autoridades dos poderes de um país.

7 passos simples e práticos para ser humilde

  1. Procure descobrir o melhor de cada um. ...
  2. Elogie sinceramente as pessoas. ...
  3. Não demore para reconhecer seus erros. ...
  4. Seja o primeiro a pedir perdão após uma discussão. ...
  5. Reconheça suas limitações e necessidades. ...
  6. Sirva os outros. ...
  7. Reconheça a mão de Deus em suas qualidades.

Quando a pessoa perde a humildade e a gratidão, passa a ser arrogante, prepotente, opressiva, despótica e isso é o prenúncio da sua derrocada. Como bem disse @augustocury, “quem não é grato aos alicerces que o precedem não é digno do sucesso que o sucede”.

Arrogante expressa uma característica negativa de um indivíduo que carece de humildade, que se sente superior aos outros. Ser arrogante significa ser altivo, prepotente, ter a convicção que é expert em vários assuntos e, por isso, não ter interesse em ouvir outras opiniões.

A humildade é um reconhecimento de que nossos talentos e habilidades são dons de Deus. Não é um sinal de fraqueza, timidez ou medo; é um indício de que sabemos onde repousa nossa verdadeira força. É possível ser humilde e destemido ao mesmo tempo. É possível ser humilde, mas corajoso.