O que é HPV no homem tem cura?

Perguntado por: ocunha . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

O HPV no homem é uma Infeção Sexualmente Transmissível (IST) extremamente comum que pode causar complicações graves, como verrugas genitais, pré-câncer e o câncer. Muitas pessoas com o vírus são assintomáticas, mas ainda podem infectar outros indivíduos pelo contato sexual.

HPV (Papiloma Vírus Humano) é um vírus muito fácil de ser transmitido e por consequência, de ser adquirido. O HPV é passado de pessoa para pessoa principalmente pelo contato sexual, sem precisar de penetração ou ejaculação para ocorrer a transmissão.

O Hpv tem cura? Como falamos anteriormente, existem casos em que o vírus do HPV é eliminado do corpo sem que a pessoa perceba que foi contaminada. Mas é importante que saibam que não existe um medicamento que elimine de vez o vírus do corpo.

Os homens podem apresentar o condiloma e o pré-câncer, porém, se forem adequadamente tratados, não evoluem para câncer. Já caso não sejam tratados, podem evoluir para câncer do ânus e pênis.

Já no caso masculino, o urologista é quem solicita esses exames ao paciente. A observação da região peniana e o exame de sangue também ocorrem, mas, além disso, é feita também uma peniscopia para ajudar a diagnosticar o HPV.

Quando o HPV apresenta sintomas, os mais comuns são o desenvolvimento de verrugas genitais e lesões na pele e mucosas. Essas manifestações podem causar coceira, ardência, irritabilidade local e, nas mulheres, corrimento vaginal com forte odor.

O papilomavírus humano (HPV) é um grupo de vírus muito comum no mundo. Existem mais de 100 tipos de HPV, dos quais pelo menos 14 são cancerígenos (também conhecidos como tipos de alto risco). O HPV é transmitido principalmente por contato sexual. A maioria das pessoas é infectada logo após o início da atividade sexual.

Podemos concluir que, independente do subtipo, a cura do HPV só ocorre de forma espontânea. Não existem tratamentos ou remédios que ataquem diretamente o vírus, eliminando-o do organismo.

Um dos sinais de infecção por HPV são algumas verrugas dolorosas nos órgãos genitais, que podem estar isoladas ou agrupadas.

Teoricamente existe um risco muito pequeno, que nem deve ser levado em consideração. O maior risco é você se infectar por um outro tipo de HPV, ou seja, uma nova infecção por um tipo de vírus diferente.

Outra possibilidade é realizar o teste do HPV, que coleta material do colo do útero e acusa a presença do vírus em si, mesmo se ainda não houver uma lesão. Mas esse exame só deve ser feito em casos específicos. Os homens também estão suscetíveis a essa infecção sexualmente transmissível (IST).

A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta.

Os sintomas do HPV feminino podem variar de pessoa para pessoa, porém dor não é sintoma.

O diagnóstico da infecção pelo HPV se faz pelo exame preventivo (Papanicolau) e também pelos exames de biologia molecular, em que se avalia a presença do DNA do vírus nas células do material coletado, através de técnicas moleculares.

Há casos em que o vírus é eliminado sem que a pessoa saiba que estava infectada, mas não há um medicamento específico que mate ou elimine o vírus. A cura acontece espontaneamente em cerca de 90% dos casos, em até 2 anos, quando a pessoa tem o sistema imunológico fortalecido.