O que é Hóstia Magna?

Perguntado por: talencastro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Por sua vez, magna significa “maior”,´é a hóstia utilizada pelo celebrante. É assim chamada porque possui um tamanho maior que as hóstias distribuídas aos fiéis, para que todos possam vê-la no momento da elevação, após a consagração.

As pequenas são chamadas partículas e a grande, mostrada pelo celebrante aos fiéis, é chamada Hóstia. Essa Hóstia do celebrante, também chamada de hóstia do padre, é fabricada somente com farinha de trigo e água, e possui 16cm de diâmetro.

Há cada três meses são encomendadas 20 mil partículas (assim são chamadas os 'pãezinhos' antes da consagração), que vão para as 33 comunidades da paróquia. Elas vem em caixas de um mil cada, e ficam armazenadas em um armário na casa paroquial.

4 – Offida – Itália – 1273
Ricciarella Stasio – devota imprudente, realizava práticas supersticiosas com a Eucaristia; em uma dessas profanações, a Hóstia se transformou em carne e sangue. Foram entregues ao pe. Giacomo Diattollevi, e são conservadas até hoje. Há muitos testemunhos históricos sobre este fato.

Pelo relato dos evangelhos, a eucaristia foi estabelecida pelo próprio Jesus Cristo, na Última Ceia.

Mas e a comunhão aos recasados, é doutrina ou disciplina? Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

O pedacinho que ele coloca no vinho consagrado é sinal de unidade da Igreja; significa a Eucaristia que antigamente o bispo celebrava e enviava para a outras comunidades onde não havia Missa.

Dados Históricos: O design do ostensório, normalmente confeccionado em ouro tem um significado, que vai muito além de simplesmente ser um objeto pomposo. Ele representa o sol resplandecente com raios saindo do centro, cujo simbolismo é evidente, a Luz de Cristo Espalhando-se pelo mundo inteiro.

Esta é mais uma “lenda urbana” a respeito da Santíssima Eucaristia, tal qual a da hóstia grudada no céu da boca ser sinal de estar comungando em pecado.As espécies de vinho e pão se deterioram normalmente, e a partir do momento em que deixam de se caracterizar como tais (apodrecendo/mofando), a presença real se esvai ...

Artigos Religiosos - Ostensório de R$1.000,00 até R$50.000,00 – livrariavozes.

JHS é uma sigla cristã, que representa as iniciais de Jesus Salvador dos Homens, é um dos símbolos da Igreja Católica. Aparece em relevo nas hóstias que o padre consagra e oferece aos fiéis nas missas. O monograna com as iniciais "JSH", é a representação de Jesus para os cristãos.

Nesta participação na Rádio Aparecida, Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, nos orienta sobre o hábito de comer ou não a Hóstia. Mastigando a Sagrada Hóstia ou não, o que devemos garantir é que a engulamos, já que a Sagrada Eucaristia é o alimento espiritual, e, para recebê-lo, é necessário come-lo.

“Para nós, cristãos, a hóstia consagrada exige muito respeito porque nós cremos e acreditamos que nela está o corpo e o sangue de Jesus. É importante destacar que sempre teremos luzes, geralmente da cor vermelha, para indicar que ali tem hóstia consagrada.

Após a Comunhão é preciso “estar com o Senhor”, sem pressa, no silêncio. Mas parece que o demônio arranca com muita pressa as pessoas da Igreja, para não fazerem a ação de graças. Neste momento, o Céu se faz presente em nossa alma; e é preciso vivê-lo. Santa Teresa dizia que “onde está a Majestade, está toda a Corte”.