O que é honestidade texto?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

A honestidade pode ser uma característica de uma pessoa ou instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem e a esperteza de querer levar vantagem em tudo. Exemplo: “É difícil encontrar um político honesto”.

A honestidade requer sinceridade, característica que nem sempre é bem-vista pelos outros. O importante é entender que é preciso ser o mais sincero possível para, de fato, ser uma pessoa honesta.

O que é honestidade? Primeiro, saiba que a honestidade é um valor humano, uma ação que mostra que você possui confiança em si mesmo e naqueles que convivem contigo. A honestidade faz com que a pessoa aja com base na verdade e na justiça, e a retribuição tende a ser na mesma medida.

A honestidade é um valor fundamental para o ser humano e pode influenciar todos os aspectos da vida de uma pessoa. Ter honestidade significa agir com ética e verdade nas relações humanas e no cumprimento de obrigações, agindo conforme os princípios éticos.

Honestidade significa que não há contradições ou discrepâncias nos pensamentos, palavras ou ações. Honestidade é a consciência do que é certo e apropriado em relação ao papel, ao comportamento e aos relacionamentos de alguém.

Ser honesto requer incorporar a verdade pessoal e analisar as atitudes e tomadas de decisão para ver se podem ser melhoradas/aperfeiçoadas. Requer ser sincero nas atitudes; congruente nos pensamentos, sentimentos e ação; e assumir uma postura honesta perante a vida, a sociedade e nosso planeta.

Um dado em que todos os resultados têm a mesma probabi- lidade de serem obtidos é chamado um dado honesto.

Segundo o dicionário, honestidade é característica de quem é decente, de quem tem pureza e é moralmente irrepreensível.

Ser honesto está entre as características mais valorosas de qualquer pessoa. Quanto maior o grau de honestidade de um grupo social, maior é a sua capacidade de respeitar e de se respeitar, de não se desviar do bom caminho, de não delinquir nem assumir posturas corruptíveis em algum momento da vida.

Honestidade é uma faceta de caráter moral que conota atributos positivos e virtuosos, como integridade, veracidade, franqueza, incluindo franqueza de conduta, juntamente com a ausência de mentiras, trapaça, roubo, etc. Honestidade também envolve ser confiável, leal, justo e sincero.

Neste sentido, a honestidade (como qualidade ética ou moral da sociedade) está também ligada à sinceridade, a coerência, a integridade, ao respeito e a dignidade. Mas como a verdade humana nunca pode ser absoluta, a honestidade também é um valor subjetivo, na medida em que depende do contexto e dos atores envolvidos.

Pessoa que age corretamente, mesmo contrariando seus ou próximos interesses; que age com escrúpulos, com decência, com honradez; que é capaz de ser leal com outrem mesmo sem estar sendo vigiado. Exemplo de uso da palavra Honesto: Honesto? Sim, um sujeito que não precisa de polícia para viver.

Demonstrar na prática
Ela cita alguns exemplos que podem ser colocados em prática no dia a dia: falar sempre a verdade, ensinar que tudo que a criança pegar emprestado, deve ser devolvido, não importa o valor, elogiar o filho quando tiver uma atitude honesta, cumprir as promessas que faz.

Honesta é a pessoa que respeita todos os tipos de coisas alheias, independentemente do valor, em quaisquer circunstâncias. Quem é honesto é verdadeiro, não mentindo, não fraudando, não enganando e não agindo com esperteza e com malandragem. É digno de confiança.